Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

BRT Metropolitano: NGTM reúne com Prefeituras para tratar sobre funcionamento do sistema

Por Michelle Daniel (NGTM)
18/01/2022 16h05

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou uma série de reuniões, juntamente com as prefeituras de quatro municípios da Região Metropolitana de Belém que serão beneficiadas com o sistema BRT Metropolitano no próximo ano. O objetivo é a apresentação da operacionalidade do sistema que entrará em funcionamento logo após o término das obras de requalificação, previsto para o final de 2022.

O encontro nesta manhã dos diretores do NGTM ocorreu com o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, gestores do município e o presidente da Câmara, Rui Begot, na sede da Secretaria de Saneamento. Na pauta, os representantes do Governo apresentaram, de forma preliminar, os próximos passos sobre o processo licitatório que está sendo elaborado pelo Núcleo, que trata a respeito das linhas de ônibus, troncais e alimentadoras que atuarão no sistema.

“Nosso objetivo final e maior desafio é colocar o sistema em operação um serviço com qualidade reduzindo o tempo de percurso a fim de atender a demanda da região metropolitana”, comentou Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM.

Na semana anterior, a prefeita de Benevides Luziane Solon, esteve acompanhada com gestores de transporte da cidade, na sede do Núcleo. Na oportunidade, a prefeita destacou “a importância e relevância do assunto”, uma vez que tratativas e estratégias internas estão sendo estudadas “a fim de solucionar o problema do transporte para a população”.

Já o prefeito Daniel Santos, afirmou que o município “tem todo o interesse que o projeto caminhe juntamente com Ananindeua”. “A gente visualizando as linhas metropolitanas, fica muito mais fácil para todos nós trabalharmos”, acrescentou.

Como parte do processo de elaboração do edital de licitação das linhas de ônibus que atenderão o sistema BRT Metropolitano, a cargo do NGTM, uma série de reuniões com a população também serão realizadas, em cada município, ao longo dos próximos meses. O encontro com os gestores de Belém e Marituba devem ocorrer em breve.