Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Documentário sobre a música paraense tem cena gravada na Ceasa

Por Áurea Gomes (CEASA)
18/01/2022 15h32

Uma das cenas do documentário musical Terruá Pará, dirigido pela cineasta Jorane Castro, foi gravado nesta terça-feira (18) em espaço verde das Centrais de Abastecimento do Pará. O documentário trata sobre a música paraense e envolve músicos e cantores da terra. No pedacinho verde da Ceasa ganhou o som de Pio Lobato, compositor e guitarrista paraense.

A diretora Jorane Castro fala da energia da música regional e destaca que o Pará não é apenas uma imensidão de territórios, mas de cultura. “É uma diversidade de energias, cenários, pensamentos, visão, por exemplo, hoje estamos aqui e depois iremos gravar em Bragança e é outro contexto, mas tudo é Pará, aqui em Belém, temos uma cena da dona Onete preparando o banho de cheiro, tem tudo a ver, é uma tradição nossa, é o respeito e o amor que a gente tem pela floresta, pelas plantas, é o fato da gente acreditar que existe essa integração entre nós seres humanos e a natureza porque ela está presente em todos os momentos de nossa vida”, destaca a cineasta.

Ela complementa nos dizendo que a ideia é levar ao público um Pará que possui uma música muito especial e que ela é o resultado deste lugar único e cultural. “Será uma viagem, um passeio pela música paraense, um deleite e que as pessoas se encantem com a musicalidade paraense”, arremata.

O documentário financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual e Canal Curta tem o apoio da Secult, Setur e Ceasa.