Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTALEIRO UX

Laboratório de inovação do Banpará investe em tecnologia para melhorar a experiência dos clientes

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/01/2022 13h25

Com o objetivo de proporcionar, cada vez mais, melhores experiências aos clientes do Banco do Estado do Pará (Banpará), a instituição atua, por meio do laboratório de inovação tecnológica do banco, o Estaleiro UX, para buscar melhorias relacionadas à qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos, a partir de uma abordagem focada na aproximação dos usuários.  

“O Estaleiro é um espaço destinado à inovação dentro do banco, envolvendo os clientes através do processo que denominamos UX, que envolve a experiência do usuário, com a aplicação de ferramentas do Design Thinking e a inclusão dos clientes na produção desde os protótipos, por exemplo, antes mesmo do produto ser disponibilizado. O produto já é lançado imerso no contexto do usuário”, explica o engenheiro de computação, Ricardo Damasceno, gerente substituto do Estaleiro UX.

O engenheiro afirma que o trabalho do Estaleiro é desenvolvido para identificar as necessidades dos clientes, buscar soluções inteligentes e gerar uma experiência diferenciada aos usuários. “A inovação é a base que começa a fazer com que empresas e políticas de governo tenham outro tipo de crescimento, muito mais sustentável e sólido. Nosso processo de inovação gira mais em torno de enxergar, de fato, as necessidades dos clientes e desenvolver produtos modelados de acordo com essas necessidades, por isso, envolvemos também os funcionários do banco nessa atuação, porque também fazem parte deste processo. Se o cliente está satisfeito, a instituição cresce muito mais”, pontua.

INOVAÇÃO INTERNA E EXTERNA

O analista de sistemas do Estaleiro UX, Vincent Tadaiesky, ressalta que a inovação no laboratório é trabalhada nos âmbitos interno e externo. A inovação interna envolve os funcionários e as atividades desenvolvidas dentro do banco, como o Programa de Mentoria, o PARES, que foi experimentado dentro da Diretoria de Tecnologia, onde funcionários participaram como mentores para compartilhar conhecimento do seu desenvolvimento em áreas técnicas e de gestão. O programa possui 4 pilares principais: amadurecimento, reconhecimento, engajamento e sucesso.

“No âmbito externo, visamos com maior foco o cliente. Desenvolvemos, por exemplo, o projeto de Câmbio nos canais, com base em ferramentas do Design Thinking, para criar uma boa experiência para o cliente na hora de utilizar os produtos do Banpará nos nossos canais digitais”, conta Vincent Tadaiesky.

O Banpará atua também, por meio do Estaleiro, na área social. Profissionais do laboratório realizaram um curso de Desenvolvimento Web junto a alunos da Escola Dr. Celso Malcher, o qual abordou a temática “Programação” para estudantes do Ensino Médio. “Queremos contribuir para a qualificação deles, já pensando no mercado de trabalho, visto que tecnologia é uma das áreas que mais cresce no mercado atual”, afirma o analista de sistemas.

Clique aqui e conheça mais sobre o Estaleiro UX, que é sediado no Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá.