Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Polícia Civil emite cédulas de identidade nos primeiros dias de funcionamento da UsiPaz Cabanagem

São disponibilizadas 50 senhas por dia, e o agendamento deve ser feito na coordenação da UsiPaz.

Por Rodrigo Reis (PC)
14/01/2022 13h00

O posto de identificação da Polícia Civil do Pará na UsiPaz da Cabanagem iniciou, nesta última quinta-feira (13), o atendimento à população que procura o espaço para emitir o documento da carteira de identidade. O documento é essencial, inclusive, para obter outros benefícios disponibilizados pelo Governo do Estado. A PC disponibiliza 50 senhas, por dia, para a emissão do documento. No espaço, a Polícia Civil também ofertará o serviço de orientação sobre questões relativas à polícia judiciária.

O complexo de serviços gratuitos à população, que integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), resulta da parceria entre o governo estadual e a mineradora Vale. 

O delegado-geral Walter Resende comentou sobre a importância do espaço e a atuação da PC no atendimento à população local. "As Usinas da Paz serão fundamentais para estabelecer a cultura de paz, com a oferta de ações de segurança pública, cidadania, capacitação profissional, lazer, cultura e uma série de outras oportunidades que são importantes no contexto de políticas públicas. Além da emissão de carteiras de identidade, vamos ofertar também o serviço de polícia judiciária", informou o delegado-geral. 

A UsiPaz Cabanagem é a segunda entregue na Região Metropolitana de Belém – a primeira foi a do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. 

Modelo 

O Programa Territórios Pela Paz se destaca como modelo de política pública pela articulação e inovação no Brasil, ao trabalhar pela redução da violência por meio da transformação social, tendo como diferencial um leque de ações integradas de secretarias e outros órgãos estaduais com instituições parceiras.

O prédio da Assistência, onde está o posto de identificação da Polícia Civil, possui 32 salas, enquanto o prédio da Usina conta com 19 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar. As instalações também são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

Balanço 

De acordo com o diretor de identificação da Polícia Civil, papiloscopista Jorge Almeida, são disponibilizadas 50 senhas por dia, e o agendamento deve ser feito na coordenação da UsiPaz. 

"Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas, já que a UsiPaz Cabanagem atende sete bairros de Belém. Nosso atendimento é bem dinâmico, tudo para que a emissão do documento seja efetivada no menor tempo possível", pontuou o diretor de identificação da Polícia Civil do Pará. 

A UsiPaz da Cabanagem oferta mais de 80 serviços gratuitos, por órgãos estaduais e entidades parceiras, incluindo atividades nas salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. 

A UsiPaz da Cabanagem vai funcionar de terça a sexta-feira, das 8 às 22 h, e aos sábados e domingos, das 8 às 18 h.