Em Santarém, doadores de sangue ganham ingresso para o espetáculo de circo

Foram disponibilizados 400 ingressos para uma sessão especial, dedicada aos doadores voluntários, na próxima segunda-feira (17)

12/01/2022 13h17 - Atualizada em 12/01/2022 14h09

O Hemocentro Regional de Santarém recebeu a parceria do Ramito Circo, que está na cidade, para mais uma ação cheia de alegria e solidariedade. Quem comparecer ao hemocentro para doar sangue vai ganhar um ingresso para assistir ao espetáculo na próxima segunda-feira (17), às 20h30.

"Sabemos que o sangue é muito importante para nosso corpo e sabemos o quanto o hemocentro precisa reforçar o estoque. Por isso, nós fazemos essa ação de disponibilizar os ingressos para motivar os voluntários. É um prazer contribuir com essa ação solidária”, destacou Carlos Marcelo, gerente administrativo do Circo.

Para fazer esse convite especial, os palhaços Fulerinho e Fulerage levaram alegria para a sala de coleta de sangue. E o malabarista Ícaro Oliveira adiantou um pouco do espetáculo que será apresentado aos doadores no Ramito Circo. 

Para o gestor do Hemocentro Santarém, Joaquim Azevedo, essa é uma parceria que agrega diversão e responsabilidade social. “É o circo fazendo o seu papel social. Eles chegam na cidade e não só visam o lucro, mas também estão interessados em contribuir com a sociedade, promovendo o bem coletivo. Isso é muito importante”. 

Foram disponibilizados 400 ingressos para uma sessão especial, dedicada aos doadores de sangue. O voluntário Vinícius Ferreira, que é doador de repetição, chegou no Hemopa Santarém e após doar se surpreendeu ao ganhar o ingresso de presente. E aproveitou para deixar um recado. "A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras. É preciso contar com a solidariedade de alguém. Então busque ter o conhecimento para poder ser um doador, pois várias pessoas precisam do seu sangue".

Quem pode doar

Os voluntários precisam seguir os critérios básicos: 

·        Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); 

·        Estar bem alimentado;

·        Pesar mais de 50 kg; 

·        Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

O Hemocentro de Santarém fica na Avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 13h. Contato: (93) 3524-7550. 

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)