Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

UsiPaz Cabanagem vai oferecer capacitação profissional aos moradores

Oficinas e cursos profissionalizantes serão ofertados pelos órgãos estaduais e entidades parceiras. Todas as vagas desses cursos serão divulgadas gradualmente nas redes sociais da Usina da Paz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
11/01/2022 13h50

Um dos pilares dos serviços oferecidos pela Usina da Paz, projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, é a oferta de qualificação profissional para jovens e adultos. E com a UsiPaz Cabanagem, que será entregue nesta quarta-feira (12), não será diferente.

Diversas atividades, oficinas e cursos profissionalizantes serão ofertados pelos órgãos estaduais e entidades parceiras. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) está organizando mais de 10 cursos técnicos profissionalizantes, entre eles os cursos de Auxiliar Administrativo, Mecânico de Moto e nas áreas da tecnologia como Modelagem e Impressora 3D, Programação e Realidade Virtual.

A autônoma Maria do Socorro Corrêa está ansiosa para se inscrever nos cursos de capacitação da Usina da Paz. “Sou moradora aqui na Cabanagem há 40 anos e ver tudo o que está sendo feito aqui pelo TerPaz não tem preço. Estou muito feliz. Quero participar de vários cursos que serão ofertados na Usina da Paz, quero me aperfeiçoar cada vez mais, conquistar meu espaço no mercado de trabalho e somar com a renda lá de casa”, contou Socorro.

A Secretaria de Educação (Seduc) também está presente na Usina da Paz, sendo responsável por diversas atividades, como os cursos livres de Línguas (inglês e espanhol); reforço escolar quinto, sexto, oitavo e nono ano; alfabetização de adultos; iniciação à leitura e escrita musical; oficinas de poesia, contação de história e mediação de leitura.

“Os cursos de maneira em geral visam a qualificação, principalmente dos jovens, e na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  Na Usina da Paz Cabanagem, assim como no Icuí-Guajará, vamos trabalhar a questão da educação com o reforço escolar, no cursinho específico de português e matemática, por exemplo. Essas atividades buscam fazer com que a comunidade tenha acesso a formação de qualidade e que possa ter a possibilidade de geração de emprego, melhorando a educação no próprio bairro”, informou a coordenadora da Seduc no TerPaz, Ivete Brado.

Ainda de segundo a coordenadora, essas atividades também possibilitam que os moradores retornem à escola. “Vamos ofertar a alfabetização de adultos que é para aquelas pessoas que ainda não concluíram os estudos ou tiveram a oportunidade de ler e escrever possam finalizar os estudos ou aprenderem o letramento, ou seja, estamos transformando a qualidade de vidas dessas pessoas”, concluiu.

Para somar a lista de serviços, a Fundação Cultural do Pará (FCP), a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), IDEFLOR-Bio, Fundação ParáPaz, Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), também levarão cursos e oficinas que visam a qualificação profissional dos moradores da Cabanagem.

Inscrições

Todas as vagas desses cursos de capacitação serão divulgadas gradualmente nas redes sociais da Usina da Paz (Instagram e Facebook) e as inscrições serão feitas presencialmente na recepção da Usina. Basta levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

Serviços

Além desses cursos de capacitação, a partir de quinta-feira (13), a Usina da Paz Cabanagem vai ofertar mais de 80 serviços gratuitos, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários desta unidade.

UsiPaz

É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral. No primeiro mês de atendimentos, a Unidade registrou mais de 20 mil atendimentos. Em Belém, outras 4 unidades estão em construção, nos bairros do Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas. Além da capital, Marituba, Canaã dos Carajás, Parauapebas também vão receber unidades.

O complexo vai funcionar de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.