Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO PÚBLICA

Mais um secretário de Estado faz a certificação digital na Ioepa

Giovanni Queiroz, titular da Sedap, agora assina eletronicamente os documentos da Secretaria

Por Governo do Pará (SECOM)
03/01/2022 18h25

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Corrêa Queiroz, esteve nesta segunda-feira (3) na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) para fazer o seu certificado digital de pessoa jurídica, como titular da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Giovanni Queiroz já possui o certificado digital como pessoa física. “A certificação digital agiliza o trabalho e garante segurança nas transações e contratos feitos nos meios eletrônicos”, afirmou o secretário, que recebeu na hora o certificado.

O objetivo do certificado digital é facilitar e garantir maior segurança nas transações financeiras via internet. O certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovação mútua de autenticidade.

O secretário Giovanni Queiroz (c) com o certificado digitalFunciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica, permitindo a total segurança de transações realizadas, via internet. Isso ocorre porque as partes envolvidas são obrigadas a apresentar, de forma mútua, suas credenciais, o que comprova a identidade de cada um dos envolvidos no processo.

O serviço prestado pela Imprensa Oficial do Estado do Pará também visa acabar com a distância física, evitar fraudes e falsificações de documentos; reduzir custos com papel e simplificar a rotina de instituições que precisam de agilidade nos processos, além do total sigilo das informações eletrônicas.

A Ioepa é uma Autoridade de Registro - agência emissora de certificados digitais. Está ligada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Texto: Ailson Braga - Ascom/Ioepa