Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Pará supera a distribuição de 13 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Em apenas 13 dias, mais de 7,6 mil doses já foram aplicadas por meio da Vacinação Itinerante, que leva equipes e vacinas para os municípios paraenses

Por Dayane Baía (ARCON)
24/12/2021 13h07

A imunização do povo paraense avança com a união de esforços para aquisição e distribuição das vacinas contra a Covid-19. O Governo do Pará conta com uma logística integrada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) que viabilizou a distribuição de pelo menos 13.209.124 doses aos 144 municípios.

Por céu, águas e terra, as vacinas percorrem os trajetos mais longínquos dentro de um prazo que mantenha a segurança e efetividade das doses.

“O Graesp tem uma importância fundamental, principalmente atuando em um estado de tamanho continental como o Pará, exercendo não apenas o papel de segurança pública, mas garantindo o transporte de doentes, transporte de vacinas, medicamentos, em especial no momento da pandemia da Covid-19. Com o aumento do número de aeronaves no último ano, sem custo adicional para o Estado, nós continuamos investindo e melhorando cada vez mais o serviço que é essencial para nos fazer presente em todo o Pará”, afirma o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.

Titular da Sespa, Romulo Rodovalho celebra o alcance do número. “Superar a marca de 13 milhões de doses da vacina contra a Covid distribuídas pelo Pará reflete o empenho do Governo do Estado desde o início da campanha para imunizar o mais rápido possível toda a nossa população. Essa dedicação não está somente no transporte das doses, mas também realizando ações para acelerar a imunização especialmente em municípios com menor procura pela vacina”, enfatiza.

O decreto 2.044/2021 instituiu a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19 e torna obrigatória a comprovação da vacinação no Pará, e a Lei Estadual 9.369/2021, a qual também exige dos agentes públicos do Poder Executivo Estadual a entrega do comprovante, com o objetivo de assegurar o retorno seguro dos serviços prestados à sociedade pelo poder público. Em apenas 12 dias após a criação do Decreto, o Estado avançou em mais de 1 milhão de doses aplicadas.

Confira os números da vacinação no Pará:

1ª Dose: 

Cobertura: 76,95% 

Doses aplicadas: 5.746.865

 

2ª Dose:

Cobertura: 65,87% 

Doses aplicadas: 4.919.197

 

3ª Dose: 

Cobertura: 5,40% 

Doses aplicadas: 403.205

 

Vacinação Itinerante

Por meio da Vacinação Itinerante, o Governo do Estado leva equipes e vacinas para municípios paraenses. Em apenas 13 dias, mais de 7,6 mil doses já foram aplicadas. As próximas cidades atendidas serão Capanema (28 e 29/12) e Salinas (30 e 31/12).

O Programa Territórios pela Paz é parceiro da Vacinação Itinerante, com a aplicação de mais de 2,2 mil doses. Na UsiPaz do Icuí-Guajará foram mais outras 2,6 mil.