Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Vacinação Itinerante chega ao município de Bonito nesta quinta-feira (16)

Estratégia da Sespa visa assegurar esquema vacinal completo para quem está com imunização atrasada ou incompleta

Por Roberta Vilanova (SESPA)
15/12/2021 08h03

Nesta quinta-feira (16), a Vacinação Itinerante estará no município de Bonito, no nordeste do Pará, ofertando a 1ª, a 2ª e a 3ª dose (reforço) da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose ou estão com o esquema vacinal atrasado.

O objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Pará, que, conforme o Vacinômetro, está com cobertura de 73,38% na 1ª dose, 55,94% na 2ª dose ou dose única e 4,88% na dose de reforço.

“Então, é importante que os moradores de Bonito que estão com doses pendentes, procurem a equipe da Sespa que estará no salão paroquial da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, das 8 às 16 horas”, alertou a coordenadora da Vacinação Itinerante, Alessandra Amaral.

A vacina estará disponível para pessoas a partir de 12 anos de idade mediante avaliação dos profissionais de saúde responsáveis pelo serviço.

A Vacinação Itinerante teve início no dia 8 de dezembro, começando pelo município de Marituba, e já passou por Maracanã, pelo distrito de Icoaraci, em Belém, e pelo município de Vigia de Nazaré. Até o momento, já foram aplicadas 6.604 doses das diversas vacinas contra o novo coronavírus, sendo1.597 em Marituba, 1.107 em Maracanã, 584 em Icoaraci (Belém), e 3.316 em Vigia.  

Depois de Bonito, a ação seguirá para o município de Ourém, no dia 17; Baião, nos dias 21 e 22; Capanema, nos dias 28 e 29; e Salinas nos dias 30 e 31 de dezembro.

Com o avanço da Vacinação Itinerante pelos municípios, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, espera que haja cada vez mais adesão por parte da população, principalmente, das pessoas que enfrentaram alguma dificuldade para atender a convocação das Prefeituras Municipais. “Vários fatores podem ter contribuído para a baixa adesão à vacina contra a Covid-19 em alguns municípios, então, essa é mais uma ação importante que estamos desenvolvendo para completar o esquema vacinal dessas pessoas e deixar a nossa população mais protegida”, comentou.

Outras ações

Além da Vacinação Itinerante percorrendo os municípios com baixa cobertura vacinal, o Governo do Estado continua disponibilizando vacina contra a Covid-19 nas ações do Programa Territórios da Paz (TerPaz), na Usina da Paz no Icuí, e no aeroporto internacional de Belém. “Considerando a circulação de diversas variantes do coronavírus no Brasil, é fundamental que as Secretarias Municipais de Saúde também continuem criando estratégias para atingir a suas metas, pois ainda há muita gente não vacinada e isso é um risco para a toda a sociedade paraense,”, enfatizou o titular da Sespa.

Serviço: Em Bonito, a Vacinação Itinerante ocorrerá no dia 16, das 8h às 16h, na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo (Avenida Charles Assad, s/n, Centro) e em Ourém, no dia 17, das 8h às 16h, na Travessa Lázaro Picanço em frente à Praça Magalhães Barata, ao lado da Prefeitura.