Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Tratores entregues pelo Estado vão fortalecer produção agrícola na Região do Xingu

Governador Helder Barbalho entregou os equipamentos para a Regional da Sedap e cinco municípios

Por Leonardo Nunes (SECOM)
14/12/2021 20h47

Os tratores entregues pelo governo do Estado à Sedap e a cinco municípios da área de influência da Rodovia TransamazônicaFortalecer a agricultura familiar é o objetivo do Governo do Pará com a entrega de equipamentos para produtores. Na tarde desta terça-feira (14), o governador Helder Barbalho esteve em Altamira, município da Região de Integração Xingu, entregando sete tratores agrícolas para vários municípios. O ato administrativo ocorreu na orla de Altamira.Governador Helder Barbalho no ato de incentivo à produção agrícola na Região do Xingu

Dos sete veículos, dois são destinados à Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e os demais vão ajudar a produção agrícola nos municípios de Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Uruará e Vitória do Xingu. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do Estado, por meio da Sedap, e por verbas destinadas por emenda parlamentar.

“É fundamental que possamos valorizar e fortalecer a agricultura familiar, e apoiar as vocações do nosso Estado, fortalecendo a atividade da pecuária e da lavoura. Máquinas e mecanização da produção auxiliam na ampliação da capacidade produtiva, e fazem com que se tenha mais ofertas de produtos, garantido renda para os produtores rurais”, ressaltou Helder Barbalho.

Secretário regional Henderson Pinto“O governo do Estado está investindo para, mais uma vez, na Região Oeste do Pará, desta vez no Xingu, com a entrega de equipamentos agrícolas para ajudar prioritariamente a agricultura familiar, principalmente aquele agricultor que não tem condição de comprar ou alugar um equipamento agrícola”, completou o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto.

Agricultura e agronegócio - Com os novos equipamentos, os municípios irão fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar nas zonas rurais. Os tratores entregues hoje vão apoiar atividades agrícolas, como roçagem, gradagem e aração. Também podem ser usados na abertura de tanques para criação de peixes, manutenção das estradas e ramais para escoamento da produção.

“Mais uma vez o governo do Estado demonstra seu compromisso com o agronegócio e a agricultura, entregando diversas patrulhas mecanizadas. Isso, com certeza, vai dinamizar o agronegócio e a economia de Altamira, gerando emprego e renda”, avaliou o prefeito do município, Claudomiro Gomes.Helder Barbalho e outras autoridades do Estado e dos municípios atendidos