Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM IGARAPÉ-MIRI

Sedap repassa equipamentos em apoio à produção e comercialização da agricultura familiar

Município maior produtor de açaí do Pará, foi beneficiado c a entrega de motocicletas para serem utilizadas em atendimento ao produtor rural

Por Luana Laboissiere (SECOM)
10/12/2021 13h28

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da sua Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), repassou à Prefeitura de Igarpé-Miri, nesta sexta-feira (10), duas motocicletas para serem utilizadas em apoio às ações de fomento da agricultura familiar. Os veículos fazem parte de um grupo de 38 equipamentos que o órgão estadual já repassou este ano para os municípios que integram a Região de Integração do Tocantins.

As motocicletas foram recebidas pelo prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina Oliveira, que estava acompanhado do secretário municipal de agricultura, Ismael Araújo, e do presidente da Câmara Municipal de Igarapé-Miri, João do Carmo.

Segundo informou o gestor municipal, os veículos irão ser utilizados nos ramais de acesso às propriedades dos produtores rurais atendidos pela administração local. “Nosso município tem uma região rural com várias vicinais e o deslocamento através de motocicletas é mais prático. Nós temos no município uma agricultura ribeirinha, como por exemplo, a produção de açaí, mas precisamos, também, fortalecer a área de produção de terra firme e esses veículos serão muito apropriados para atender essa demanda”, explicou o gestor municipal.

Maior produtor de açaí no estado, Igarapé-Miri tem, em média, segundo o prefeito, 23 mil produtores do fruto e de 8 a 10 mil agricultores familiares. “A ação da Sedap é muito importante para ajudar a desenvolver a agricultura do município; nós agradecemos ao Governo do Estado e à secretaria por esse repasse”, frisou o gestor que lembrou ainda que além das motocicletas, o município deverá receber em breve kits de sementes de diversas hortaliças.

Apoio

A gestora suplente da Região de Integração do Tocantins, Deusimar Rodrigues, que é engenheira agrônoma da Sedap, explicou que o repasse dos veículos faz parte do trabalho de apoio à produção e comercialização da agricultura familiar para a região. “Além do repasse desses dois veículos, está prevista até o final do ano a entrega de uma motocicleta para Moju, outra para Baião e uma para Oeiras do Pará”, adiantou a técnica da Sedap.

 Entre 2020 e o ano em curso, foram repassados para a região, 62 equipamentos para o fomento da agricultura familiar da região de integração. São itens como carreta agrícola, escavadeira, material para casa de farinha, grade aradora, micro-trator, motocicletas, retro-escavadeira, trator agrícola, barracas, batedeiras de grãos, roçadeiras além de equipamentos de informática.

Foram atendidos 11 municípios: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap