Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Equipes do Estado vistoriam mineradora em Barcarena após incêndio

Técnicos de vários órgãos estaduais estiveram na Imerys, na comunidade do entorno e em unidades de saúde, periciando o local, levantando informações e orientando o atendimento

Por Bruna Brabo (SEMAS)
07/12/2021 19h27

Representantes de vários órgãos do Estado estiveram nesta terça-feira (07), no município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, para vistoriar o empreendimento da Imerys e avaliar os danos após o incêndio ocorrido na mineradora na noite de segunda-feira (06), em Vila do Conde, no município.A comissão do Estado foi formada por técnicos das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Saúde Pública (Sespa), do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A Semas enviou equipes de fiscalização, de licenciamento ambiental e do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico para avaliar os danos ambientais no empreendimento e na comunidade do entorno. As equipes fazem análises in loco da qualidade da água dentro da indústria e na comunidade. Durante a fiscalização foram aplicados três autos de infração ao empreendimento, por poluição do solo, poluição do ar e não cumprimento de comunicado de acidente ambiental.

“As equipes estiveram no local para verificar a ocorrência e todas as ações complementares tomadas pela empresa após o acidente ambiental. Estamos coletando dados e informações para análises mais detalhadas. Durante a análise podem ser gerados outros autos de infração”, informou Jorge Silveira, diretor de Fiscalização da Semas.Equipes da Semas colheram dados para avaliar os danos ambientais no empreendimento e na comunidade do entorno

A planta da empresa tem licenciamento ativo e está em processo de renovação sob condicionantes, que estão sendo analisadas pela equipe técnica em um prazo de 120 dias.

Investigação - A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), deslocou uma equipe para Barcarena, visando adotar as medidas legais no âmbito judicial. “A Polícia Civil está neste momento apurando os fatos ocorridos, a fim de avaliar com detalhes a dimensão e os possíveis danos ambientais”, disse o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende.

O CPCRC foi acionado pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) para avaliar as causas e consequências da queima no depósito de produtos químicos da empresa.

Segundo o perito criminal Rosywaldo Cantuário, a perícia envolve a área do foco do incêndio, para identificar as possíveis causas do acidente, e a área externa. “A perícia também irá definir se a queima desse produto químico afetou ou irá afetar de alguma forma o meio ambiente e a saúde da população”, explicou o perito criminal do Núcleo de Crimes Ambientais (NCA). Os peritos Leonardo Paradela, integrante do NCA, e o perito Orlando Salgado, do Núcleo de Engenharia Aplicada (NEA), também integraram a equipe de perícia que se deslocou ao local do acidente.

Perícia - De acordo com a apuração feita pelos peritos com os funcionários da Imerys, o produto queimado foi o hidrossulfito de sódio, pó cristalino branco, com odor de enxofre, usado para o branqueamento redutivo do caulim - principal mineral que a empresa extrai e beneficia.

Preliminarmente, as fortes chuvas e a umidade que ocorreram na noite de segunda-feira podem ter causado o incêndio, visto que o material químico que queimou é hidrofóbico, ou seja, tem aversão à água. “Pouca água neste produto pode causar estas faíscas, até pequenas queimas, nada grandioso. Porém, esta reação química produz muita fumaça”, explicou o perito Rosywaldo Cantuário. A fumaça foi sentida pela população da Vila durante a noite, provocando inclusive reações respiratórias. 

O laudo técnico definitivo do CPCRC deve sair no prazo legal de 10 dias, e será repassado à Demapa para ajudar na conclusão do inquérito policial.

Incêndio - No local, as guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual apoiaram o combate às chamas utilizando técnicas de abafamento e expulsão da fumaça emanada pela queima do produto. Para evitar a propagação do fogo, também foi utilizada uma retroescavadeira para retirada dos galões que continham a substância química, que foram colocados na área externa da empresa.

Com o fogo extinto e a fumaça dissipada, funcionários da empresa receberam orientações dos militares quanto à retirada segura do material de combustão .

Na manhã desta terça-feira (07) foram iniciados os trabalhos de perícia de incêndio, por oficiais especialistas da corporação, para identificar as causas do sinistro. Esse trabalho tem prazo de 30 dias para conclusão.

Saúde pública - Diante de desastres e acidentes com produtos perigosos, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Pará), a Vigilância Sanitária Estadual e a Vigilância Ambiental Estadual deslocam equipes ao local do evento para apoiar, orienta e levantar informações importantes para verificar os riscos à saúde associados ao acidente químico. Foi possível realizar o levantamento quantitativo de pacientes atendidos por conta do evento, e orientar equipes de três unidades de saúde: Estratégia de Saúde da Família, onde foram atendidos três pessoas com sintomas leves; Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com nove atendidos, e Unidade Básica de Saúde (UBS), com 37 pessoas atendidas até o momento da visita técnica.

Foi feita a orientação de coleta em igarapés próximos à empresa, para análise química da água em relação à possibilidade de contaminação por produtos químicos tóxicos e metais. O CIEVS Pará mantém o monitoramento da situação, da população exposta, do número de atendimentos e de possíveis agravamentos dos pacientes, além de fazer a interlocução com os setores do Estado com o objetivo de reduzir os impactos à saúde pública.