Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Livros da editora Dalcídio Jurandir são sucesso no estande da Ioepa durante a Feira do Livro

Procura por autores paraenses aumentou, sobretudo pelos lançamentos da editora pública, alguns dos quais já quase esgotados

Por Governo do Pará (SECOM)
05/12/2021 16h52

Visitante procura por livros de autores paraenses no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) na Feira Pan-Amazônica A procura por livros de autores paraenses triplicou na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que se encera neste domingo (05), na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). A constatação vem da intensa movimentação de visitantes ao estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), com os livros produzidos pela editora pública Dalcídio Jurandir.

Além da programação cultural para o público infanto-juvenil, promovida pela equipe do Portal do Conhecimento, o estande da Ioepa recebeu muitos visitantes interessados em comprar os lançamentos da Editora Pública Dalcídio Jurandir.

Livros expostos no estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa)Dona Maria Lúcia visitou o estande pela manhã e se interessou pelo livro "Pajé Zé Piranha: histórias de cura e encantaria no Marajó", que antes mesmo de ser lançado já contava com poucos exemplares nas prateleiras. "Essa serpente, esse maracá e o nome do pajé me chamaram atenção. Estou curiosa pra ler o livro", contou ela.

A professora Ana Emília Pereira levou o último exemplar de "Contos e Causos II: Mosqueiro e seu mundo sobrenatural, que reúne 29 contos sobre lendas e assombrações de Mosqueiro. Escrito por Sandro Arlan, natural de Mosqueiro, o livro é um dos sucessos de venda e antes de ser lançado já estava para se esgotar.

"A gente geralmente compra livros de vários autores e vejo que a gente não dá muito valor nos autores paraenses e saber mais da nossa terra, da nossa cultura é muito importante pra todos nós", comentou ela.

O artista plástico Jonathan Ryder levou dois lançamentos da editora da Ioepa, como a obra 'Amazônia, História, Culturas e Identidades'O artista plástico Jonathan Ryder também visitou o estande da Ioepa pela preferência nas obras de autores paraenses produzidos pela Editora Dalcídio Jurandir. Entre os livros que ele selecionou para comprar, estão os lançamentos "Amazônia, História, Culturas e Identidades", fruto de um edital em parceria com a Universidade do Estado do Pará e "O Cheiro dos Homens", de Marcos Samuel Costa, um dos lançamentos do "Prêmio Literário Dalcído Jurandir 2019".

Entre as obras mais vendidas desde a abertura do estande estão os livros "Uma breve história do quadrinho paraense", de Vince Souza e Otoniel Oliveira, produzido em parceria com a Secult;  Marias e Encantarias II, de Francisco Vera Paz; "Juventude e Educação no Pará: projetos de vida, trajetórias e gênero" e "Gêneros, corpos e sexualidades em contextos contemporâneos", em parceria com a Uepa; "As cores da meia-noite", de João Loureiro.Presença do público é permanente no estande da Ioepa

RIO EM NÓS

A obra "Rio em Nós", uma coletânea de textos literários produzida por oito mulheres e professoras, também está no ranking das mais vendidas do estande da Ioepa. A professora e terapeuta ocupacional Cláudia Pires tratou de garantir o exemplar dela um dia após o lançamento, na última sexta-feira (03). "Não pude vir no lançamento, mas agora que me liberei estou adquirindo um exemplar para prestigiar as oito autoras. Vou ler o livro, mas depois quero o autógrafo de todas elas".

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, já comemora o resultado de vendas dos livros expostos nas prateleiras do estande da Ioepa. Segundo ele, toda essa procura mostra que a Ioepa caminha na direção correta. "Lançamentos a editora em 2019, junto com o edital público literário e todo o trabalho apresentado aqui é fruto de uma conquista nesses dois anos de trajetória da editora".

O coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, responsável pela articulação e produção dos livros junto à equipe da editora, avalia que a "qualidade de produção, desde a produção textual, diagramação, escolha da capa ao processo de impressão que inclui uma grande mobilização da gráfica em um curto espaço de tempo, aliado à divulgação do trabalho da editora na produção dos livros, contribuíram para um resultado muito esperado e que se concretiza com 30 lançamentos da editora Dalcídio Jurandir". 

Texto: Julie Rocha/Ascom Ioepa com informações de Railidia Carvalho