Policlínica Metropolitana comemora 24.673 agendamentos eletrônicos em cinco meses

Unidade trabalha com a marcação de consultas e exames sem o usuário sair de casa

03/12/2021 09h35 - Atualizada em 03/12/2021 09h57

Ao longo dos anos, os serviços voltados à saúde seguem contabilizando diversas conquistas na garantia do acesso e do bem-estar das pessoas. No Pará, o Governo do Estado vem investindo fortemente neste setor. Desde janeiro de 2020, a Policlínica Metropolitana, localizada em Belém, é uma referência na Rede Estadual, em diagnósticos de média complexidade. Criada estrategicamente para dar vazão às demandas de todo o Pará, ela mantém um moderno sistema de marcação de consultas e exames, o qual permite que o paraense, de qualquer lugar do estado, faça o agendamento sem sair de casa.

Para se ter uma noção do volume de marcação de consultas e exames, apenas nos últimos cinco meses, a Central de Relacionamentos da Poli Metropolitana alcançou a marca de 24.673 agendamentos. Os números refletem o período de 1º de julho a 19 de novembro de 2021. Deste total, 4.973 pessoas fizeram as marcações via e-mail, e 19.736 foram atendidas por meio do agendamento na ferramenta do WhatsApp.

Comemoração

O serviço é lembrado como uma forma de atender com comodidade e eficiência a população paraense. “Graças a datas e campanhas voltadas à Saúde, os serviços públicos tiveram grandes conquistas, como programas assistenciais, serviços especializados, campanha de vacinação e mais: a comodidade nesses atendimentos. A Poli Metropolitana vem com uma proposta de trabalho eficiente e assertivo dentro da saúde pública”, ponderou o secretário de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho.

O titular da pasta também ressalta que é importante não só cuidar apenas de nossa saúde, mas de olhar a saúde da nossa região como um todo e o seu acesso. “As marcações de exames e consultas por meio de WhatsApp e E-mail garantem que o paraense, que more em qualquer local deste estado continental, consiga marcar os serviços da Poli Metropolitana, que atende, exclusivamente, com dia e hora marcados, não havendo a necessidade de nenhum usuário ir para a porta da unidade e, menos ainda, de enfrentar filas para ter um atendimento”, observou.

 

Como funciona

Diante ao acolhimento da população dos 144 municípios paraenses, o centro diagnóstico mantém as marcações de serviços, através de canais digitais ou por meio da central telefônica, evitando, assim, o deslocamento do paciente até a unidade. “Estamos fazendo os atendimentos, de segunda à sexta-feira, de 7 às 19h. Com colaboradores revezando em dois turnos. A marcação pelo WhatsApp é eletrônica. Todos serão atendidos, sem a necessidade de comparecimento na unidade”, explicou Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana.

A gestora ainda informa que a ferramenta direciona o usuário para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. “No momento do agendamento, é fundamental a pessoa ter em mãos os documentos originais. O próprio sistema solicita as fotos dos documentos frente e verso para a finalização da marcação”, acrescentou Liliam Gomes.

 

Resposta

O agendamento espontâneo, via central, é voltado aos Programas oriundos da Poli Metropolitana ou para retorno e marcação de exames. “Atualmente, a Central de Relacionamento recebe via e-mail e WhatsApp uma média de 4.500 solicitações mensais e cada uma delas pode ser agendada para diversos serviços. A média de espera do paciente/usuário para receber uma resposta de sua solicitação é de 11 horas no WhatsApp, e de até 2 dias úteis, por e-mail”, explica a líder do atendimento do Call Center, Mariely Fernandes.

 

Programas

O Programa Triagem Pós-Covid é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que atende pacientes de todas as regiões do Estado que tiveram a Covid-19 e que apresentam sequelas da doença, como alteração no paladar e olfato, ansiedade, rinite, insônia, hipertensão arterial, entre outras.

Já o Programa Pré-operatório Rápido atende pacientes que precisam realizar seus exames pré-operatórios para qualquer modalidade cirúrgica, além da avaliação dos especialistas. O usuário se submete ao eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-x e aos laboratórios. Se houver necessidade de outros exames, estes são solicitados pelos médicos. 

SERVIÇO: 

*Documentos para o agendamento: 

-RG (frente e verso) / Documento equivalente ou Certidão de nascimento);

-CPF do paciente

-Cartão Nacional SUS

-Comprovante de residência atualizado

-Número para contato 

*Para agendamento de pacientes menores de idade, além dos documentos do paciente acima listados, são necessários também documentos do responsável: RG ou documento equivalente com foto e CPF.

Canal: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

Como funciona o WhatsApp: A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. 

Exemplo:

-[Digite 1] Se você já é paciente da Policlínica e deseja agendar ou reagendar exames e/ou consultas.   

-[Digite 2] Se você ainda não é paciente da Policlínica ou deseja informações de agendamentos para os programas: Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid.

-[Digite 3] Para saber qual preparo é necessário para realizar seu exame.

-[Digite 4] Se você quer saber sobre resultados de exames realizados.

Endereço: Almirante Barroso com a Dr. Freitas, S/N, – Marco | CEP: 66095-112 | Belém - Pará 

Texto: Roberta Paraense/Policlínica Metropolitana 

Por Luana Laboissiere (SECOM)