Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEMÓRIA RIBEIRINHA

Com poemas escritos por oito mulheres, 'Rios em Nós' será lançado no estande da Ioepa

Professoras e apaixonadas por literatura, as autoras retratam em textos e imagens as belezas e encantarias das águas amazônicas

Por Governo do Pará (SECOM)
02/12/2021 22h21

Com o selo da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), oito mulheres, mestras em Letras, vão lançar nesta sexta-feira (03), as 16 h, na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), o livro “Rios em Nós”, resultado das vivências e experiências das escritoras Clébia Maciel, Djane Pereira, Flávia Leite, Gilcélia Mendes, Jandiassy Ribeiro, Maria Helena Viana, Rosângela Diniz e Tânia Monteiro com diversos rios da Amazônia, do Brasil e do mundo.

São poemas e memórias que descrevem, com linguagens literais e metafóricas, as belezas e as encantarias dos rios, além de denunciarem os problemas que se espalham por muitos rios amazônicos, entre eles a exploração sexual, que ainda hoje segue impune e permeia o cotidiano da região.  “Este livro nasceu como nasce o rio: naturalmente. Nasceu para contar histórias, relembrar momentos, refletir sobre a vida e compartilhar emoções”, explica Helena Viana, organizadora da coletânea, que em pleno auge da pandemia, em 2020, teve a ideia de realizar o projeto e convidou oito amigas para escreverem sobre a temática, com todas as autoras tendo em comum o fato de serem professoras, mestras em Letras, amigas da literatura, íntimas da linguagem poética e apaixonadas pela natureza e pela vida.

Sensibilidade - O resultado foi uma coletânea considerada “uma declaração de amor, de orgulho e de pertencimento às origens ribeirinhas das autoras”, como definiu o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, na apresentação da obra. “O livro é formulado por mulheres e, por isso, talvez, ele traga a sensibilidade, o amor e o olhar generoso e metafórico que vão mostrar aos leitores de forma mais presencial a grande experiência vivida e descrita nessa obra”, reforça o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, da Ioepa, Moisés Alves de Souza.

Além dos textos, o livro traz fotografias de vários rios, com imagens que complementam e dão mais significado à obra. As fotos são de rios da Amazônia e também do Maranhão, onde nasceram duas das autoras. O prefácio do livro é do escritor premiado Daniel da Rocha Leite, que considera a coletânea uma experiência literária que torna o rio uma placenta de memórias, uma vez que é, ao mesmo tempo, parto e porto, a casa de uma escrita identitária e lançante, e uma marca coletiva que não se encerra no próprio ato de escrever. Ele destaca ainda a sororidade que existe entre as autoras quando interpelam e denunciam reincidentes silêncios históricos, como os abandonos familiares, violência patriarcal e ausência do poder público.

A obra também será lançada em Soure, município do Arquipélago do Marajó, e em São Luís, capital do Maranhão. O valor do livro é R$ 25,00.

Serviço: Lançamento do livro “Rios em Nós”, dia 03 de dezembro (sexta-feira), as 16 h, no estande da Imprensa Oficial do Estado na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes – Arena Guilherme Paraense (Mangueirnho) – Avenida Augusto Montenegro, bairro Mangueirão.

Texto: Julie Rocha - Ascom/Ioepa