Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS"

Agricultoras de São Félix do Xingu e técnicos de Programa da Semas recebem capacitação

Formação atende um dos pilares do programa, que visa proporcionar desenvolvimento de forma sustentável no meio rural, por meio de ações de apoio técnico aos produtores do interior do estado

Por Bruna Brabo (SEMAS)
01/12/2021 11h17

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) objetiva capacitar técnicos que atuam na política de ação integrada do Programa Territórios Sustentáveis (TS), com o curso de Restauração Florestal em Propriedades Rurais do Pará.

As capacitações, realizadas simultaneamente, de Gestão Financeira da Propriedade e Fundamentos do Cooperativismo, são direcionadas a produtoras rurais das cooperativas e associações da região do município de São Félix do Xingu, sudeste paraense. A programação, que se iniciou na última segunda-feira, 29 de novembro, irá se encerrar na sexta-feira (03).

Um dos pilares estratégicos do Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do estado do Pará, é o programa "Territórios Sustentáveis", com objetivo de proporcionar desenvolvimento de forma sustentável no meio rural, por meio de ações de apoio técnico aos produtores do interior do estado.

Na programação da semana de treinamento está incluída uma roda de conversa sobre planejamento participativo de área. Também está confirmada uma palestra sobre coleta, beneficiamento, armazenamento e germinação de sementes florestais, junto com a prática de escarificação das sementes – técnica utilizada no tratamento de sementes.

Segundo um dos palestrantes da capacitação, pesquisador de Manejo e Conservação Florestal da Embrapa, Ademir Ruschel, o curso promovido esta semana adota técnicas eficientes e apropriadas à realidade do agricultor, desde a preparação da área e acesso aos grãos vegetais para plantio.

“Recomendamos a complementação de plantio direto de sementes. Imagina, eliminamos os custos da produção e transporte de mudas. Nossa missão é socializar o conhecimento sobre o tema de restauração de áreas degradadas, partindo do conhecimento e técnicas desde a obtenção e preparação de propágulos (estruturas que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta, geneticamente idêntica à planta de origem), e de estratégias de implementação e monitoramento de área de restauração florestal, especialmente as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (ARLs)”, comenta o pesquisador.

Modelo de negócio

A bióloga da Semas, Ana Carla Souza, explica que, para o campo, o modelo de negócio em cooperativismo é de enorme importância econômica. De acordo com o IBGE, 48% do PIB do campo passa por cooperativas. Ela também explica a importância de incentivar as cooperativas femininas da região do Xingu.

“Unidas, as mulheres produtoras rurais do Xingu terão mais força tanto no poder de compra quanto de venda, e ainda existem legislações específicas para compras governamentais voltadas para cooperativas. Logo, o objetivo do curso está voltado à capacitação das produtoras para que possam compreender este modelo de negócio, como uma alternativa de se colocarem mais competitivas no mercado”, diz a palestrante do curso.

“Sempre que posso, participo das capacitações. Eu, como mulher do campo, tenho uma vida muito corrida. Trabalho, administro minha casa, ajudo meu esposo a administrar a propriedade, participo de tudo o que acontece na associação e sempre que tem um curso, eu participo porque quero aprender mais, para melhorar cada vez mais e poder levar isso para minha comunidade, para dentro da minha propriedade e repassar isso para meus filhos”, comenta a agricultora Maria Helena Gomes.

Outra produtora que participou das capacitações foi a dona Francisca Sousa. Ela faz parte da Associação dos Produtores Rurais Aliança do Xingu (Aprax) e comentou que o curso foi muito bom e proveitoso. “Teve várias atividades que realizamos em grupo e aprendi muito. Os palestrantes foram maravilhosos para explicar as coisas. Eu, como mulher, me sinto muito orgulhosa de participar do curso. Através dessas capacitações a gente consegue ter um futuro melhor”.

Mariana Oliveira é economista da Semas e palestrante do módulo I da capacitação sobre gestão financeira no campo, fundamentos da gestão financeira e fluxo de caixa. Ela comenta o objetivo das capacitações do TS voltadas para mulheres. “O propósito é ajudar mulheres, que compõem a agricultura familiar, a administrar suas propriedades a partir da capacitação financeira. Assim, elas poderão reconhecer o desempenho dos seus empreendimentos e tomar decisões mais assertivas”, garante a economista.