Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Projeto Hortaterapia ganha aprovação de pacientes do Hospital Geral de Tailândia

Usuários que podem sair do leito são levados à horta suspensa, onde se divertem e interagem com a natureza

Por Vera Rojas (HEMOPA)
30/11/2021 19h21

Os pacientes Cristiano (e) e Mateus aproveitaram os momentos que passaram na horta do HGTA assistência aos usuários do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, baseada em vários projetos, vem contribuindo diretamente na recuperação da saúde dos usuários em internação. Entre os projetos, destaca-se a Hortaterapia, que associa atividades de fisioterapia e nutrição, para que os pacientes assimilem novos conceitos ambientais em vivências inclusivas, melhorando a saúde mental, física, motora e nutricional.

O paciente Mateus Cunha Medeiros, 13 anos, foi um dos beneficiados com a terapia ao ar livre, oferecida a quem tem condições de sair do leito. Ele chegou ao HGT no dia 7 de novembro e foi diagnosticado com artrite séptica, causada por infecção de articulação. Como parte de seu tratamento, junto com a equipe multiprofissional ele visitou a horta suspensa.A horta suspensa integra os projetos voltados a incentivar a recuperação dos pacientes

“Achei muito legal e quero repetir. Assim a gente respira ao ar livre”, disse o paciente, que tem o apoio da mãe, Francisca Cunha Medeiros, 55 anos. Eles residem na Vila Água Branca, município de Tomé-Açu, na região Nordeste.Mateus (e), a fisioterapeuta Fernanda Cordeiro e Cristiano

Projeto - O Hospital Geral de Tailândia, que dispõe de 52 leitos, criou o Projeto Hortaterapia, destinado a estimular hábitos saudáveis de consumo e consciência ecológica entre os pacientes. Sem uso de produtos químicos, a iniciativa associa as áreas de fisioterapia e nutrição.

De acordo com a coordenadora do setor de Fisioterapia, Fernanda Cordeiro, a importância do projeto é “retirar o paciente do ambiente hospitalar e inserir em uma atividade lúdica, trabalhando a deambulação, propriocepção, força, mobilizando as articulações, olfato e retirando o paciente do quarto para o ambiente ao ar livre. Temos uma ótima área verde e com horta suspensa, com importante papel na reabilitação da saúde de nossos usuários”.

Outro usuário que passou pelo projeto foi Cristiano Gomes da Silva, 10 anos, encaminhado para a unidade hospitalar também no dia 7 de novembro. Ele, que aprovou a Hortoterapia, disse que “achou muito bom ir na horta. Foi muito bacana. Brincamos e cuidamos das plantinhas”. O tio de Cristiano, Adailton Silva e Silva, elogiou a iniciativa do HGT.

Em 2020, a equipe de profissionais de fisioterapeutas realizou 8.737 atendimentos. De janeiro a outubro deste ano, já foram 12.126.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.