Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Abelardo Santos promove primeiro Pedal da Saúde para alertar sobre prevenção do Diabetes

Interessados e participar do passeio ciclístico, já podem se inscrever por meio do link disponível apenas para a programação  

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2021 16h36

No próximo dia 5 de dezembro, às 8h30, o estacionamento do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, no distrito de Belém, será o local de partida de um passeio ciclístico que promete movimentar algumas ruas do entorno da unidade. Em parceria com o Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes, a ação pretende chamar a atenção da sociedade para prevenção, diagnóstico e tratamento do Diabetes Mellitus.

Os interessados em participar do passeio, já podem se inscrever no evento por meio do link de inscrição: https://bit.ly/pedaldasaude. Ao final da programação, serão sorteados brindes. Além disso, alguns profissionais da unidade estarão orientando os atletas aos cuidados que devem ser tomados com a saúde.

Essa é a segunda programação que o HRAS realiza neste ano, com o objetivo de alertar os problemas causados pelo diabetes. A primeira foi promovida na própria unidade, no dia 12 de novembro, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 do mesmo mês. O projeto contou com a oferta de consulta médica com oftalmologista, orientações de profissionais de saúde e a entrega de material informativo, destinado aos pacientes renais crônicos acolhidos no hospital, que é público e é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

Indicativa - O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, destaca que esse tipo de iniciativa é essencial para alertar a população a não se descuidar da saúde. “Devido ao aumento prevalecente do diabetes em todo o mundo, programações como essas levam a informação e geram reflexões sobre a importância de melhorar a qualidade de vida, para os que são ou não acometidos pela doença”, observou o gestor.

Segundo os dados contidos no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.

A diretora do Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes, Belina Soares, explicou que a programação visa aumentar a conscientização global sobre o Diabetes e contribuir para a redução da incidência do Diabetes Mellitus (DM) e da morbimortalidade da doença, melhorando a qualidade de vida da população.

“Nosso objetivo é alertar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico e sequelas do diabetes e reforçar que os cuidados com a saúde envolvem hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física, que são essenciais, tanto para as pessoas que não são acometidas pela doença, quanto para as que são”, enfatizou Belina.

O percurso do pedal deve ter duração de três horas, com a chegada prevista também na unidade hospitalar. Cerca de 250 pessoas estão sendo esperadas para o evento.

Serviço: O evento Pedal da Saúde acontecerá no próximo dia 05/12, às 7h30, com saída do Estacionamento do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, em Belém.
Serão sorteados brindes e camisetas aos 200 primeiros inscritos. Inscrições podem ser feitas aqui