Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E CIDADANIA

Total de 700 famílias são contempladas com o Programa Sua Casa, em Belém

O benefício assegura até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Ronan Frias (DETRAN)
29/11/2021 13h49

Contemplados com o benefício do 'Sua Casa" receberam o benefício das mãos do governador nesta segunda-feira (29), em BelémO governador Helder Barbalho beneficiou hoje, 29 de novembro, 700 famílias de Belém com o programa “Sua Casa”. A iniciativa concede até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos cheques ocorreu durante a manhã no Centur (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves).

Durante o evento, Helder Barbalho destacou a importância da iniciativa para garantir melhorias habitacionais aos lares dos paraenses que mais precisam de apoio. “Hoje nós estamos cumprindo mais uma etapa desse programa que muda a vida das famílias contempladas. Nós estamos garantindo moradia de qualidade para as 700 famílias, entre material de construção e pagamento de mão de obra o governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), está investindo mais de 5 milhões de reais. Desejo que vocês possam iniciar a obra da casa logo, para que se Deus quiser, até o natal já tenha uma melhora na casa de vocês”. 

Chefes de famílias, mulheres, em maioria, aguardam o tão sonhado momento do benefício do 'Sua Casa' para a própria residênciaO “Sua Casa” garante apoio para aquisição de material de construção civil como cimento e madeira, mas também se destaca por beneficiar os contemplados com recursos para pagamento dos trabalhadores contratados para a obra. Sobre o assunto, o chefe do executivo paraense destacou como o benefício auxilia no desenvolvimento da comunidade.

Governador Helder: "Nós estamos garantindo moradia de qualidade para as 700 famílias, entre material de construção e mão de obra".“Desde 2019 nós damos o material de construção e pagamos a mão de obra para que vocês possam pagar o pedreiro, o carpinteiro... para que a casa de vocês possa ser construída e vocês sejam beneficiados. Não esqueça de contratar a mão de obra, se possível, na rua de vocês, para ajudar a comunidade. O programa ajuda a melhorar a habitação, mas também é um programa social onde fortalecemos cada vez mais o nosso Estado”, afirmou o governador.

Segundo a Cohab, os investimentos na política habitacional seguem sendo expandidos para todas as regiões paraenses. “Nós já conseguimos levar o benefício para todas as regiões do Pará. Essa foi uma determinação do governador e conseguimos cumprir. As pessoas que estão sendo beneficiadas hoje moram de aluguel, ou estão com a casa em péssimas condições ou nem tem imovel. Estamos transformando a vida dos moradores”, frisou Orlando Reis, titular da Cohab.

A família Ramos foi uma das selecionadas para receber o cheque na ação de hoje. A emoção foi grande e expressa em forma de agradecimento. “Essa ajuda chegou em boa hora e nós estamos gratos pela oportunidade que estamos recebendo aqui. Eu e minha esposa estamos emocionados com tudo isso que está acontecendo”, contou Lucivaldo Sousa Ramos, motorista de aplicativo.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos. Em seguida, o beneficiário recebe a primeira parcela do programa, sendo a segunda liberada após a comprovação da utilização adequada do primeiro recurso recebido.

“Para receber a segunda parcela, você precisa prestar conta da primeira. Portanto, muita atenção na prestação de conta. façam direito, de maneira correta para que vocês possam ser contemplados. Usem o recurso de maneira correta”, destacou Helder.