Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Conselho Estadual das Cidades debate demandas populares para o desenvolvimento do Pará

Por Matheus Rocha (SEAC)
26/11/2021 17h45

Encerrou nesta sexta-feira (26), a programação da 19ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades do Pará (Concidades/Pa). Durante três dias, o evento reuniu representantes dos 144 municípios do Estado, de movimentos sociais e do poder público para discussões com ênfase na participação social e integração das políticas públicas estaduais nas áreas da habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana e regularização fundiária. 

No encerramento da programação, os conselheiros apresentaram e aprovaram o calendário das conferências municipais, além do texto-base, metodologia e regimento interno para a realização da 7ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em 2022 e terá como tema “Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis”. 

Ruy CabralTitular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e presidente do Conselho Estadual das Cidades, o engenheiro civil Ruy Cabral falou sobre a programação. “Após esses três dias de intenso diálogo e debates sobre temas extremamente importantes para o desenvolvimento do Estado do Pará, nós chegamos ao último dia com uma pauta de reivindicações que encaminharemos ao Governo para que essas pautas sejam dialogadas. Agradeço a todos os conselheiros que representaram os 144 municípios do Pará. Já estamos nos preparativos para a 7 Conferência, que será realizada em abril. Saímos daqui satisfeitos com os temas discutidos. É um debate que visa as melhorias na qualidade de vida da população e no desenvolvimento do estado.” declarou o gestor.

Representando a cidade de Castanhal, o conselheiro Mauro Andrade também destacou a importância do evento. “Foram momentos fundamentais para a gente construir em todo o Pará cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis. E essa construção passa pela participação de cada cidadão e cidadã desse Estado. Hoje definimos preliminares, regimento e metodologia para a 7ª Conferência. Agora a gente se prepara para as conferências municipais em cada um dos 144 municípios do Pará.”.

Alexandre VelosoPara o conselheiro Alexandre Veloso, representante da central de movimentos populares a 19ª reunião ordinária do Concidades foi extremamente positiva. “Os 3 dias serviram pra gente organizar a 7 conferência estadual das cidades. A reunião foi bem produtiva. Todos os segmentos participaram. Debatemos nossos objetivos e discutimos uma forma para que os municípios participem do debate.” afirmou.