Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Segup capacita profissionais que atuam na área de inteligência da Segurança Pública

Treinamento aplica metodologias visando preparar agentes para que, diante de situações extremas, possam empregar protocolos operacionais que aumentem seus potenciais de atuação

Por Walena Lopes (SEGUP)
25/11/2021 11h14

Valorizar o servidor e estimular a capacitação e o aprimoramento para exercer suas atividades policiais são alguns dos objetivos principais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) realiza o Curso de  Capacitação de Tiro em Armas Portáteis e de Porte, Saque Velado. A capacitação é voltada, primeiramente, aos agentes das forças de segurança do Estado que atuam nas unidades de inteligência a fim de aprimorar, qualificar e fortalecer ainda mais as ações de segurança e inteligência no Pará.

A capacitação iniciou na última segunda-feira (22), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, localizado em Belém. No total, 75 agentes que atuam na inteligência do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds) serão formados no curso que será ministrado em três etapas, finalizando suas atividades no dia 11 de dezembro.

Para o secretário adjunto de Inteligência e Analise Criminal, André Costa, a formação visa o aprimoramento e atualização dos policiais com o objetivo de prepará-los para agirem nas situações operacionais, bem como em seus horários de folga.

“A Segup, por meio da Siac, iniciou um curso destinado, primeiramente, para os agentes que estão lotados nas unidades de inteligência e integrantes do Sieds. Ele tem como objetivo principal aprimorar e atualizar os policiais com relação às técnicas de uso velado de armamento de porte, abordagem e contra abordagem. Seja no aspecto operacional em serviço ou mesmo quando estiverem de folga. O curso também prioriza  atender a um objetivo da Segup em fazer a valorização do servidor público, principalmente com aplicação de instruções de cursos, para que os policiais possam ser atualizados com relação às técnicas, doutrina e principalmente para salvaguardar suas vidas e integridade física”, destacou o secretário.

Parceria

A Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal desenvolveu o treinamento em parceria com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PCPA) com intuito de ministrar o que há de mais atual em técnicas de porte velado, com ênfase na sobrevivência policial dos agentes, durante a execução das ações de busca no ambiente operacional.

Durante a capacitação serão abordados vários tópicos, como por exemplo, porte velado,  saque, tiro, consciência situacional, APH Tático, condutas defensivas, entre outras metodologias aplicadas visando preparar, da melhor forma possível,  agentes de inteligência para que, diante de situações extremas, possam empregar protocolos operacionais que aumentem seus potenciais de atuação, tanto para salvaguardar vidas, quanto para se protegerem em situações de risco.