Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Terceira roda de conversa do 'Ter Conhecimento' aborda segurança pública e direitos humanos

Por Paulo Garcia (SETRAN)
23/11/2021 16h43

A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a mineradora Vale e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), realizou na tarde desta terça-feira (23), a terceira roda de conversa do projeto “Ter Conhecimento”, do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado. O encontro foi realizado no auditório da Casa Civil da Governadoria e contou com a presença de servidores estaduais e membros dos órgãos de segurança do Estado.

Servidores do Estado e membros da segurança pública prestigiaram o eventoO convidado para encaminhar esse diálogo foi o coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e doutorando em História, Ibis Pereira. "A minha intenção é provocar uma grande reflexão sobre a relação estreita e radical, no sentido de raiz, entre os direitos humanos e a segurança pública, dentro desse Estado democrático de direito que nós queremos construir, a partir da Constituição de 1988. Mostrar que efetivamente a atividade policial deve se caracterizar como compromisso, no sentido da democracia, ou seja, as agências policiais, além de serem importantes nos controles de indicadores criminais, têm uma relevância essencial no sentido da afirmação da democracia”, explicou o coronel.

O coordenador do Eixo Segurança Pública do TerPaz, Luciano de Oliveira, que estava participando do evento, parabenizou a iniciativa do projeto. "O Rio de Janeiro também serve de referência para o TerPaz, pelas experiências que teve com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), onde a gente teve a chegada do Estado com saturação policial de algumas áreas que não contavam com essa presença, mas que depois, com o complemento das políticas públicas de segurança e cidadania essa realidade foi se transformando. Então, participar hoje dessa roda de conversa com esse grande estudioso da área é muito bom, qualquer forma de contribuição e conhecimento que venha para somar”, disse Luciano.

Ibis Pereira, coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e doutorando em HistóriaAPRENDIZADO – Para o sargento Junior Santana, do 21º Batalhão de Polícia Militar, unidade que integra o Comando de Policiamento da Região Metropolitana, trocar essas experiências é fundamental para o aprimoramento do serviço oferecido à população.

“Eu acho muito importante participar desses diálogos porque a gente troca conhecimento, aproxima mais a polícia da comunidade. Essa troca de experiência é sempre muito válida, para esse trabalho que a gente vem realizando nos territórios pela paz”, contou o policial.

SERVIÇO – Nesta quarta-feira (23), o “Ter Conhecimento” continua com a roda de conversa com o Ibis Pereira, desta vez, com lideranças comunitárias e o público em geral, também no Auditório da Casa Civil da Governadoria (Av. Doutor Freitas, 2531), a partir das 15h.

O quarto, e último encontro, será realizado no período de 8 a 10 de dezembro, com o tema “Jornalismo e Redes Sociais”, com Cecília Oliveira, jornalista, especialista em Segurança Pública e Política de Drogas na América Latina, idealizadora da plataforma Fogo Cruzado e articulista do El País.