Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Biblioteca da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, recebe doação de livros

Foco é incentivar o hábito da leitura através da doação de livros

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
23/11/2021 14h53

Na manhã desta terça-feira (23), a Usina da Paz Icuí-Guajará recebeu a doação de 300 livros para as duas bibliotecas do complexo comunitário, que são geridas pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A ação foi feita pelo Portal do Conhecimento, projeto de arrecadação e doação de livros da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), solicitada pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). 

"Nós da Seduc e da FCP estamos trabalhando em parceria na estruturação e no funcionamento das bibliotecas para a comunidade local e do entorno. Para isso, temos parceiros da sociedade civil, seja público ou privado, como é o caso da Ioepa, que já realiza essa campanha de doação de livros e, com essa parceria, pudemos trazer mais exemplares para as bibliotecas", afirmou a coordenadora da Seduc no TerPaz, Ivete Brabo.   

A bibliotecária da FCP, Darcy Barroso, destacou a importância desta doação. "Chegou em um bom momento para fortalecermos as nossas bibliotecas aqui da Usina da Paz. A Fundação Cultural do Pará só tem a agradecer essa cooperação que é feita pela Ioepa e pela Seduc, essa parceria é sempre bem-vinda", destacou Darcy.

Sandra BatistaDurante a entrega, foi assinado por ambos um termo de doação. "São livros de literatura infantil, infanto-juvenil, pesquisas, didáticos, culinária, corte e costura, entre outros, que foram solicitados pelo TerPaz Seduc. O objetivo do portal é exatamente esse, arrecadamos livros de quem tem condições e oportunidade de comprá-los e que, em algum momento, não os querem mais. Assim realizam a doação para aqueles que não tem condições de comprar e não tem acesso. O nosso foco é incentivar o hábito da leitura através da doação de livros", disse a coordenadora do Portal do Conhecimento da Imprensa Oficial do Estado, Sandra Batista.

O autônomo, Jadson Farias, de 20 anos, foi até a UsiPaz Icuí-Guajará, com a esposa tirar a certidão de nascimento do pequeno Derick, de apenas 1 mês, e aproveitou para desfrutar da biblioteca. “Esse complexo é muito bom porque a nossa juventude está tendo mais oportunidades, já que aqui em Ananindeua não temos muitas áreas para lazer e cultura. Hoje vim com a minha esposa e o meu filho tirar a certidão de nascimento dele, o que foi de grande ajuda. Eu sou autônomo e nem sempre tenho dinheiro e agora temos esses serviços aqui no bairro. E como eu gosto muito de ler aproveitei para vir até a biblioteca que está ótima", afirmou o morador. 

Jadson FariasO gerente geral da Usina da Paz Icuí-Guajará, Alex Melul, destacou a importância dessas doações e parcerias. "Essa foi uma doação de 300 livros, veio agregar ainda mais o acervo de livros das nossas bibliotecas aqui da Usina da Paz e essa parceria com a Ioepa é muito benéfica. Além dessa, também já recebemos outras doações, o que é muito gratificante", ressaltou o gerente geral da Usina da Paz Icuí-Guajará.     

O horário de funcionamento das duas bibliotecas, tanto a infantil como a para jovens e adultos, é de terça a sexta, das 8h às 19h. E aos sábados de 8h às 17h e nos domingos de 8h às 12h.