Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CREDIBILIDADE

Com reconhecimento nacional, Junta Comercial do Pará celebra 145 anos de criação

Ao investir na modernização da autarquia, o governo do Estado ampliou o ambiente de negócios e acelerou a abertura de empreendimentos

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
22/11/2021 23h40

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) celebrou nesta segunda-feira (22) 145 anos de criação, em solenidade realizada no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém. Como parte da programação, os servidores Sônia Maria Cavalcante Mendes e Jorge Silva dos Santos foram homenageados pelos 30 anos de serviço público. Houve também a outorga das comendas do Mérito do Registro do Comércio 2021 à empresa Jacuípe Agropecuária S/A – Pará e do Registro Mercantil para Sebastião de Oliveira Campos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao comércio e ao registro mercantil no Estado.

O evento contou com a presença do secretário José Fernando Gomes Júnior, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que ressaltou a importância dos avanços do registro mercantil no Pará. "Parabenizo a Junta Comercial pelos seus 145 anos e por tudo que vem desenvolvendo para desburocratizar os ambientes de negócios no Estado", disse o secretário.Com sistema totalmente digital, a Jucepa integra os municípios ao Sistema de Registro Mercantil  Para a servidora Sônia Maria Mendes, foi uma satisfação ter participado deste momento tão importante da autarquia. “São 30 anos dedicados ao trabalhado. Participei de todos os processos de mudança, e muito me orgulho de carregar em minha história as transformações vividas pela Jucepa no Pará”, declarou a homenageada.

Projetos e ações - A presidente da Jucepa, Cilene Sabino parabenizou os servidores pelo trabalho e dedicação, e o governo do Estado por acreditar nos projetos e ações que têm contribuído para os resultados positivos. "Muito me orgulha estar servidora pública e participar desse time tão esforçado e competente", enfatizou a gestora da Junta Comercial.

O deputado federal Celso Sabino destacou os desafios e conquistas da Jucepa em mais de um século de existência. "Nosso Estado é gigantesco. Conseguir integrar os 144 municípios ao Sistema de Registro Mercantil não é nada fácil, e a Jucepa realiza essa integração com excelência, tanto que hoje conseguimos abrir uma empresa em minutos, e tudo de forma 100% digital, o que contribui de forma direta para o fomento da economia e a geração de emprego e renda”, ressaltou o parlamentar.

Transformação - A Junta Comercial do Estado do Pará completa 145 anos de fundação. Ao longo de décadas, a instituição vem acompanhando as mudanças políticas, econômicas e comerciais ocorridas para atender de forma eficiente e ágil as necessidades de um público cada vez mais exigente, e levar benefícios à sociedade.

O trabalho da Jucepa foi nacionalmente reconhecido quando o Pará foi destaque na abertura de empresas, segundo o relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021, divulgado no dia 15 de junho deste ano, pelo Ministério da Economia. Foi a primeira vez que o estudo, produzido pelo Banco Mundial, analisou o ambiente de negócios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os dados positivos são reflexos da gestão estadual, que resgata a credibilidade do empreendedor.

A solenidade comemorativa contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa Júnior; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cipriano Sabino de Oliveira Júnior; da deputada estadual Nilse Pinheiro e dos vogais e servidores da Jucepa.