Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito encerra programação no domingo

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
19/11/2021 16h02

O terceiro domingo do mês de novembro foi consagrado em 2005, por meio da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), como o dia para lembrar todos que faleceram ou ficaram gravemente feridos em acidentes nas estradas, além de apoiar vítimas e seus familiares. Este ano a programação traz o tema: "Lembre-se: apoio, suporte, ação". Como forma de honrar este dia, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), promove diversas ações, como doações de sangue, carreatas, blitz educativas, simulações de acidentes e passeios ciclísticos.

No último dia 11 de novembro, a sede do Detran, em Belém, deu início a programação, incentivando a doação de sangue, promovida em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A iniciativa integra também a programação da Semana Nacional do Doador de Sangue, comemorada no período de 20 a 28 de novembro. Servidores e usuários que procuravam atendimento no órgão, compareceram ao posto móvel do Hemopa instalado na sede, para realizar doação de sangue. Ao todo, 45 bolsas foram coletadas durante a ação. A programação, que incentiva a doação de sangue, continuou na sede do Hemopa e postos de coleta nos municípios de Castanhal, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí, devendo ocorrer até este sábado (20).

Já na última quarta-feira (17), o Detran realizou um evento ecumênico na sua sede em Belém, para relembrar as vítimas, com a parceria institucional de diversos órgãos e também da sociedade civil.

No domingo (21), a programação encerra com atividades em Xinguara e Santarém. No primeiro município será realizado um passeio ciclístico, promovido pela Gerência da Circunscrição Regional de Trânsito - CRT, em parceria com a União dos Coordenadores de Bike do Pará. A partida será na sede do Detran, na avenida Xingu, às 16h. Já em Santarém, às 18h, a programação prevê uma carreata, que inicia na sede do Detran, na avenida Cuiabá. Na orla de Santarém, às 19h30, será organizada uma blitz educativa e, às 20h, será feita uma simulação de acidente de trânsito, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

Várias entidades e órgãos buscam por meio de ações educativas reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, e relembrar que, por trás dos números das estatísticas, uma vida foi interrompida.