Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Sedap prepara novos espaços de área verde dentro das escolas atendidas pelo TerPaz

Entre as escolas que estão recebendo o trabalho de preparação da ação denominada de “Cantinho Verde”, estão a “Camilo Salgado” no bairro do Jurunas e a Barão de Igarapé-Miri, no Guamá

Por Governo do Pará (SECOM)
16/11/2021 15h16

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da sua Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), está preparando novos espaços denominados de “Cantinho Verde” para serem entregues ainda este ano para a comunidade escolar dos bairros inclusos no Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). 

O “Cantinho Verde” é um espaço dentro das instituições de ensino voltado para o aprendizado sobre meio ambiente que servem também de área de lazer para a comunidade escolar. Entre as escolas que estão recebendo o trabalho de preparação da área verde, estão a “Camilo Salgado” no bairro do Jurunas e a Barão de Igarapé-Miri, no Guamá. 

A iniciativa é uma ação do Projeto Asas Verdes, da Sedap, que está incluído no eixo meio ambiente e sustentabilidade do TerPaz, coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), pasta responsável pelo TerPaz.

O trabalho de preparação é realizado com a participação de 10 custodiados do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) que estão inseridos no projeto Conquistando a Liberdade, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os internos trabalham na limpeza, roçagem e capinação, pintura, entre outros.

A técnica da Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap, Clarice Leonel, que acompanha de perto as ações do Projeto Asas Verdes, ressalta a importância da participação dos internos nesse trabalho. “Os custodiados participam diretamente conosco, fazendo todos os serviços. Deixam o ambiente extremamente limpo e saudável”, ressalta. 

 A grama utilizada na implantação desses espaços, bem como a aquisição das mudas e ornamentação/paisagismo é de responsabilidade da Sedap. 

Além da Sedap, Seap e Seac, o TerPaz conta, ainda, com representantes dos órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Os espaços escolares que já contam com o seu “cantinho verde” são: Escola José Valente, Fazendinha Esperança, Maria de Fátima Monteiro e na Nagib Coelho Matni. 

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap