Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTES MARCIAIS

Caratecas do Pará viajam para disputar o 21° Campeonato Brasileiro da modalidade

Delegação que reúne novos talentos e atletas mais experientes segue para competição nos dias 20 e 21 em Goiânia

Por Luana Laboissiere (SECOM)
15/11/2021 11h06

A equipe de caratê que irá representar o Pará está na contagem regressiva para o 21° Campeonato Brasileiro de Karatê-Do JKA 2021. A competição será realizada nos dias 20 e 21 em Goiânia, capital de Goiás. O grupo é formado por oito atletas, que receberam o incentivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

André Sampaio, Edson Santos, Péricles Nogueira, Bruna de Oliveira, João Taveira, Nicolas Magalhães, Sofia Magalhães e Giulia Santos, estão com os kimonos prontos e faixas preparadas.

André Sampaio aposta em talentos como Péricles NogueiraO sensei André Sampaio, que já possui experiência em eventos nacionais e internacionais, foi campeão pan-americano, na Colômbia, em 2019. Ele afirma que as perspectivas da equipe conquistar boas colocações na competição são as melhores possíveis, já que a delegação é formada por atletas com grande experiência e dedicação.

“Nossa equipe é constituída na sua maior parte de atletas novos, porém, com grande experiência em campeonatos estaduais, brasileiros, e até internacionais, como é o caso do Péricles e Nicolas, ambos campeões pan-americanos. Outros como a Sofia, de 9 anos, vão estar lá com força total representando o nosso estado e a academia. Então temos tudo para fazer um excelente campeonato e trazer muitas medalhas”, conta André.

Carateca Sofia LoboEntre os atletas mais experientes estão os faixas pretas André Sampaio, de 43 anos, e Edson Santos, de 46 anos, ambos irão disputar pela categoria máster nas suas idades.

Com treinos específicos para caratecas de todas as idades. A pequena Sofia Magalhães, de 9 anos, começou há dois anos na prática do karatê. Apesar de ser estreante no Campeonato e competindo com a faixa verde, Sofia se sente preparada para o desafio. “Eu treino desde pequena na academia Machida, e me sinto muito preparada com este desafio e confiante, porque treino bastante e espero ter um bom resultado”, diz Sofia.

Atleta Nicolas LoboOutros que estão na disputa pela primeira vez é João Neto, 12 anos, e Giulia Santos, 11 anos. Ambos estão com a faixa roxa na modalidade.

O atleta Péricles Nogueira, de 14 anos, o desafio será manter o título de campeão brasileiro. O faixa preta, que participa de competições desde os 7 anos, já obteve vários resultados, como foi bronze no pan-americano no Peru, em Lima, no ano de 2018, e em 2019 consagrou-se campeão.

“O desafio de manter os títulos é continuar com os treinos e chegar no campeonato dar o seu melhor, e conforme as categorias vão subido e a dificuldade vai aumentando, sempre é importante treinar bastante e subir ao topo dos campeonatos”, conta o atleta, Péricles Nogueira.

Também para o Brasileiro, Bruna Robert está se preparando para disputar na categoria 13 anos, com a faixa preta. Outro carateca faixa preta que está na disputa pela categoria 15 anos é Nicolas Lobo, que irá para competição ao lado da sua irmã Sofia. “É gratificante estar presente ao lado dela e ver suas conquistas, poder ajudar mesmo que seja carregando sua mochila, enquanto ela está competindo, fico realizado”, comenta Nicolas.

Antes do Campeonato Brasileiro, o evento esportivo conta com o Curso Técnico de Karate-Do Shotokan JKA, que é dado pelo próprio sensei Machida e por mais cinco professores que fazem parte do Conselho técnico, da jka Brasil. Nesse mesmo evento ainda contará com graduação de faixa e curso para formação de árbitros.

 

Texto: Bianca Rodrigues/Ascom Seel