Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Programa Forma Pará oferta em Baião curso de Engenharia de Software

O curso foi apresentado no município em audiência pública, com a participação do titular da Sectet, Carlos Maneschy

Por Fernanda Graim (SECTET)
13/11/2021 00h49

“Estamos iniciando um novo tempo aqui, que vai abrir oportunidades, e as pessoas vão poder realizar seus sonhos”, afirmou Carlos Maneschy, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), durante audiência pública em que apresentou o curso de Engenharia de Software, ofertado pelo Programa Forma Pará no município de Baião, na Região de Integração Tocantins, na noite da última quinta-feira (11).Secretário Carlos Maneschy com os estudantes do curso

A secretária adjunta Edilza Fontes explicou que o “Forma Pará”, do qual é gestora, é um programa estadual, coordenado pela Sectet, que conta com a parceria das prefeituras municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, com a finalidade de diminuir o déficit na oferta de curso superior no Pará. “Os cursos não são disponibilizados de qualquer forma. Além de serem demandados pela gestão municipal, eles precisam ser condizentes com as necessidades da vocação econômica da região”, informou.Gestores que participaram do evento

Agradecimento - O prefeito de Baião, Lourival Menezes Filho (Dr. Loca), agradeceu a atenção recebida quando esteve na Sectet, ao iniciar sua gestão, e solicitar cursos superiores para o município por meio do Programa Forma Pará. “Somos muito gratos ao governador Helder Barbalho e ao secretário Carlos Maneschy pela idealização deste Programa, que está contemplando a nossa cidade com este curso diferenciado e tão importante. Confesso que fiquei muito surpreso com a oferta deste curso inovador”, disse o gestor, que ainda anunciou a concessão de uma bolsa, no valor de R$ 50,00, ao morador de Baião que ocupar uma das 50 vagas do curso de Engenharia de Software.Prefeito Lourival Menezes Filho (Dr. Loca)

Victor Caldas, morador de Baião que cursa Direito pelo “Forma Pará” no município de Mocajuba, na mesma região, falou sobre sua experiência em fazer parte do Programa, e incentivou os presentes a aproveitarem a oportunidade, além de dar informações para quem vai fazer o processo seletivo especial. “O ‘Forma Pará’ é um programa magnífico! Um excelente projeto, que é voltado para a realidade do nosso Estado. A prova é acessível, com questões ligadas a nossa região. Eu e minha turma somos muito gratos ao Programa”, enfatizou o estudante.

Estudante Victor CaldasProcesso Seletivo Especial - O curso de Engenharia de Software em Baião será executado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), sendo ofertado por meio da Chamada 2021 do Programa. As inscrições estão abertas até o dia 18 de novembro (no caso deste edital).

A Chamada 2021 visa preencher 1.867 vagas de cursos nas seis Instituições de Ensino Superior do Pará. Os editais estão disponíveis em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316, exceto o da Universidade Federal do Pará (UFPA), que se encontra no site do Centro de Processos Seletivos - https://www.ceps.ufpa.br/.

Também estavam presentes Marcel Botelho, diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), e a coordenadora do Polo Universitário de Baião, Patrícia Viegas.