Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HEMOPA

Trabalho de agente comunitário é evidenciado em encontro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/11/2017 00h00

“Viver com a anemia falciforme é viver com dor. Todos os dias. Mas eu sou muito feliz por estar viva e poder cuidar da minha filha. E isso só é possível por causa de vocês, por causa de cada doador de sangue”. O depoimento emocionado é da dona de casa Arcilena Sousa, e foi feito durante o “Encontro com Equipes Multiprofissionais do Programa Estratégia Saúde da Família”, realizado na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro, e visa envolver os coordenadores de equipes de Saúde da Família para adesão ao “Projeto Agente da Doação” e, assim, aumentar o número de voluntários que possam ajudar pessoas como a Arcilena. Portadora da anemia falciforme, ela é um dos 15 mil pacientes hematológicos que fazem tratamento ativo no Hemopa.

A doença é genética e se caracteriza por hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células defeituosas têm uma vida muito curta e a medula não consegue reproduzir células tão rapidamente para compensar essa rápida eliminação. Por isso, todo mês ela precisa fazer transfusões. “É o amor de cada um dos doadores que me faz estar viva”, conta Arcilena.

A presidente da Fundação Hemopa, Ana Suely Saraiva, explica que o “Agente da Doação” consiste em sensibilizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para que eles possam atuar como multiplicadores da importância da doação de sangue. “Com o projeto nos fazemos chegar até a população, de forma direta, informações de qualidade sobre a doação de sangue, ampliando nossa atuação. Ou seja, esses profissionais são parceiros fundamentais no nosso trabalho”.

Em Belém, existem mais de 700 agentes divididos em 112 equipes. “O agente comunitário de saúde tem um vínculo com a comunidade. Eles podem tirar dúvidas sobre a doação de sangue e influenciar positivamente os usuários. E eles estão extremamente comprometidos com a causa”, ressalta o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Felipe Safh.

O assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Hélio Franco, lembra que o Hemopa atende mais de 200 hospitais somente na Região Metropolitana de Belém. A demanda é grande e também precisa de grande mobilização. “O problema de conseguir sangue é de toda a comunidade, seja doando ou conseguindo doadores. Do Hemopa, temos que exigir a garantia da qualidade desse sangue. O que tem sido feito”.

Hélio Franco ressaltou ainda que o agente comunitário tem um papel muito especial, pois eles entram na casa das pessoas e tem a confiança delas. Ao falar sobre a doação de sangue com credibilidade, ele consegue a atenção da comunidade. “Você pode ter a melhor estrutura hospitalar do mundo, mas se uma pessoa precisar de algum componente do sangue e não houver doador, não há como salvar essa vida. O doador de sangue é um herói”, evidencia.

Dia do doador - Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e como encerramento da Semana do Doador, neste sábado, dia 25, haverá programação cultural para parabenizar e agradecer cada doador de sangue. Estão confirmados: os cantores Jorginho Gomez e a dupla Beto e Leno, stand-up do humorista Sandro Almeida, apresentação do movimento de cosplay do +Geek Pará, da Banda da Polícia Militar, do Ministério na Videira, do Resgate Castanhal e da Missionária Patrícia Queiroz.

Doação: Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário ainda portar documento de identidade oficial, original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações: 3110-6500 / 0800 280 8118.