Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Parceria entre Sedap e Faepa fortalece o trabalho em prol do produtor rural

O titular da secretaria prestigiou a sessão solene na Alepa que marcou os 70 anos  da Federação 

Por Governo do Pará (SECOM)
11/11/2021 15h27

O desenvolvimento sustentável do agronegócio e o fortalecimento das relações institucionais são algumas das linhas de atuação da Federação da Agricultura e Pecuária no Pará (Faepa). A entidade é uma forte parceira da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em prol do avanço nas melhorias voltadas ao produtor rural. 

Fortalecendo e prestigiando a parceria entre as instituições, o titular da Sedap, Giovanni Queiroz, participou nesta quinta-feira (11), da homenagem à Faepa realizada no auditório João Batista,  na sede da Assembleia Legislativa do Estado(Alepa).

O secretário  ressaltou que a Federação agrega os produtores do estado, do grande ao pequeno , recebendo e atendendo suas demandas. Ele lembrou que a parceria entre a Sedap e a Faepa é antiga, desde a época em que o órgão estadual era então denominado de Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri). "Trabalhamos na mesma direção e sentido. Estar aqui hoje é uma forma de  reconhecimento da importância desse trabalho da Federação. Temos uma gestão eficiente nas mãos do presidente Carlos Xavier", ressaltou Queiroz.

A Sessão Solene Semipresencial, de autoria da deputada estadual professora Nilse Pinheiro, foi aprovada por unanimidade em sessão deliberativa. Contou com a participação de parlamentares,  do setor rural, das federações da indústria e comercial,  além dos diretores pioneiros que integraram a Faepa.

A programação iniciou com o pronunciamento da deputada, que ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho da Faepa. “São 70 anos de atuação em prol do produtor rural. Ficamos muito felizes dessa homenagem ter sido aprovada por todos os deputados da casa. Isso demonstra o reconhecimento que todos têm da importância dessa entidade”, destacou.  

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, reiterou a importância da parceria entre a Faepa e o Governo do Estado, sobretudo através da Sedap. “Essa parceria  vai se fortalecer cada vez mais. A salvação  da sociedade brasileira é através da produção. É satisfatório receber essas homenagens. 

Eu defendo a tese que ninguém faz nada só. Temos que caminhar juntos: Sedap e Faepa, parlamentares e sociedade de um modo geral", ressaltou Xavier.

Projetos - A Sedap e a Faepa desenvolvem em conjunto diversas ações e projetos que visam melhorias no campo e também ao produtor. Entre eles, o que objetiva de dinamizar de maneira sustentável as cadeias produtivas da bovinocultura de corte e leite nos municípios de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte, no sudeste do Pará.

As duas instituições, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar ), já colocaram para funcionar três  escolas indústrias de chocolate que capacitam diversos produtores de cacau, ajudando na verticalização da produção.  

 É na sede da Faepa que são realizadas as reuniões do Conselho Estadual do Agronegócio ( Consagro), que é presidido pelo secretário Giovanni Queiroz.

História - A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará foi fundada em 8 de setembro de 1951 sob a denominação de Federação das Associações Rurais do Estado do Pará. Foi criada com a finalidade de colaborar no estudo e na solução dos problemas relacionados à vida rural, propor medidas necessárias ao desenvolvimento agropecuário, orientar e promover a fundação e organização das associações rurais (hoje, sindicatos rurais) e cooperativas, entre outras atribuições.

Texto: Rose Barbosa/ Ascom Sedap