Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Sectet realiza o curso de operador de empilhadeira em Benevides

Objetivo é promover a qualificação profissional para o preenchimento de vagas de empresas que estão se instalando no município

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
09/11/2021 15h47

Foi realizada, na noite da segunda-feira (8), a aula inaugural do curso de operador de empilhadeira, ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Benevides, Região Metropolitana de Belém (RMB). 

O curso, que conta com a parceria da prefeitura do município, é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e está sendo ofertado em duas turmas num total de 40 vagas. As aulas são realizadas na escola municipal Salomão Solon até o dia 8 de fevereiro de 2022.

Na solenidade de início do curso, o titular da Sectet, Carlos Maneschy, destacou o planejamento antecipado realizado pela prefeitura com o objetivo de promover a qualificação profissional para o preenchimento de vagas de empresas que estão se instalando no município.

O secretário ressaltou que aquele momento singular na história do município se devia ao empenho de duas pessoas. “Primeiro, do governador Helder Barbalho pela decisão de, em um grande esforço, investir naquilo que é o nosso ativo principal que é a nossa gente. A segunda é a prefeita Luziane por sua capacidade de planejar, de estar um passo à frente, antes das coisas acontecerem”, frisou Maneschy.

Ele conta que a prefeita, entendendo que o município está prestes a se tornar um grande centro de logística, se antecipou e, na primeira oportunidade que teve, solicitou a oferta do curso de operador de empilhadeira, identificado como a principal demanda das empresas que estão implantando em Benevides seus centros de distribuição.

A prefeita Luziane Solon destacou que desde o primeiro momento em que as empresas procuraram se instalar em Benevides, a gestão municipal solicitou o diagnóstico de vagas e o perfil dos profissionais que os empreendimentos necessitam. “Nós fizemos esse diagnóstico porque o nosso objetivo é empregar as pessoas do município. Nós estamos trabalhando bastante para qualificar a nossa mão de obra para que não percamos essas vagas”, disse a prefeita. Ela entregou ao secretário a solicitação de mais cursos tanto na modalidade FIC quanto técnicos e de nível superior.

A secretária municipal de assistência social, Luíza Solon, ressaltou o momento histórico que Benevides vive com a realização do curso. “Hoje, Benevides tem muito a agradecer ao governo do estado e à Sectet. Quero ressaltar este momento importante em que estamos vivendo o 'capacita Benevides' e o 'Emprega Benevides'. É muito importante a presença do estado aqui”, enfatizou.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, Marcel Botelho; o diretor Centro de Desenvolvimento da Amazônia (Senai/Cedam), Carlos Fernando Ribeiro da Silva; o diretor de Educação Técnica da Sectet, Leôncio Siqueira; vereadores e secretários municipais.