Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SEIS CIDADES

"Forma Pará" abre inscrições para preencher mais de 300 vagas de nível superior

Para conquistar uma das vagas, os interessados devem se inscrever para realizar a prova do processo seletivo especial até o dia 24 de novembro

Por Fernanda Graim (SECTET)
09/11/2021 09h24

O município de Nova Ipixuna está entre os contemplados, com 40 vagas para o curso de Engenharia da ComputaçãoNa tarde da última segunda-feira (8), foi publicado o edital com a oferta de mais 300 vagas do Forma Pará em seis municípios paraenses. O documento se refere aos cursos superiores que serão executados pelo Instituto Federal do Pará (IFPA).

Programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas para diminuir o déficit na oferta de curso superior no estado.

Os cursos ofertados e os municípios atendidos pela chamada 2021 do Forma Pará, por meio do IFPA são: Engenharia de Pesca, em Bonito; Engenharia de Alimentos, em Santa Maria; Tecnologia em Gestão Ambiental, em Belém/Icoaraci; Tecnologia em Agroecologia, em Bom Jesus do Tocantins e em Cachoeira do Arari; e Engenharia Agronômica, em Novo Progresso. Serão ofertadas 50 vagas em cada um desses municípios.

Para conquistar uma das vagas, os interessados devem se inscrever para realizar a prova do processo seletivo especial até o dia 24 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.  Alunos de escola pública pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição até o dia 16 de novembro de 2021, mesmo período em que devem ser feitos os pedidos de atendimento especial.

Outros processos

O Forma Pará também está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai preencher outras 1467 vagas de cursos a serem executados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), exceto as da UFPA que são feitas pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPs) da Universidade.

Inicialmente ofertando 410 vagas, a Unifesspa publicou errata de edital nesta segunda-feira (8) com a inclusão de mais 90 vagas dos seguintes cursos em mais dois municípios: Engenharia da Computação, 40 vagas, em Nova Ipixuna; e Engenharia Civil, 50 vagas, em Almeirim. A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 05 de dezembro de 2021 simultaneamente em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

Serviço
Os editais do IFPA, da Ufra, da Ufopa, da Unifesspa e da Uepa estão disponíveis em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316 , e o da UFPA  encontra-se em https://www.ceps.ufpa.br/.