Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Curso de Engenharia Civil é apresentado pelo Forma Pará em Rio Maria

As inscrições no processo seletivo seguem até o dia 16 de novembro e a prova será realizada no município no dia 05 de dezembro

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
05/11/2021 12h58

Uma audiência pública apresentou na tarde da última quinta-feira (4) o curso de Engenharia Civil a estudantes do município de Rio Maria, no sudeste do Pará. O curso de nível superior é ofertado pelo Programa Forma Pará, do Governo do Estado, por meio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e parceria com a Prefeitura Municipal.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que desenvolve o Forma Pará, está realizando chamada 2021 do programa e Rio Maria é um dos municípios atendidos.

A secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do programa, explicou que o Forma Pará foi criado para cumprir o compromisso assumido pelo governador Helder Barbalho de diminuir o déficit de vagas no ensino superior no estado levando cursos de graduação para municípios onde não há campus das universidades públicas ou onde as IES não ofertem cursos que são demandados pela população.

Referindo-se à necessidade de formação e qualificação da mão-de-obra, a secretária lembrou que muitas empresas se instalam no estado mas acabam empregando pessoas de fora em funções que exigem conhecimentos específicos. “É preciso dar oportunidade de formação aos nossos jovens. É necessário que eles possam entrar na universidade, permanecer na universidade e se formar. E isso só é possível quando a universidade também está perto da sua casa, no seu município”, disse Edilza.

A vice-reitora da Unifessspa, Lucélia Cavalcante, falou da dificuldade das universidades federais em criar novos cursos e expandir a oferta de vagas por estarem impedidas pelo governo federal no atual contexto. Ela ressaltou o caráter inovador do Forma Pará ao possibilitar o investimento do governo estadual nessa expansão da oferta de cursos.

“É o governo estadual empregando grande parte seus recursos para trazer cursos de nível superior até vocês. É investimento do governo do estado, na pessoa do governador Helder Barbalho, especialmente com a participação do secretário Carlos Maneschy, que foi reitor da UFPA e idealizou esse programa”, enfatizou a vice-reitora.

O diretor do Instituto de Engenharia e Arquitetura da Unifesspa, Carlos Maviael Carvalho, destacou que o curso de Engenharia Civil chegará em Rio Maria com a Carreta da Construção Civil, que será o laboratório dos alunos do curso. “Além de laboratório acadêmico, a Carreta será utilizada para ofertar cursos de capacitação para a comunidade. Esse é mais um investimento do governo do estado”, anunciou o coordenador.

O secretário municipal de educação, Adjair Ribeiro, falou da importância de ter um curso de graduação em Rio Maria. Ele destacou o empenho da prefeita Márcia Ferreira em conseguir implantar o ensino superior no município. “Mesmo antes de ser prefeita ela já articulava a vinda do curso. Agradecemos a ela e ao nosso governador Helder que com sua visão de futuro promove esse programa Forma Pará em vários municípios do estado”, declarou Adjair.

“Hoje é um dia de muita felicidade. Felicidade de poder estar contribuindo com a população de Rio Maria trazendo um curso universitário federal. Isso é de grande importância para a nossa região. Sabemos que sem estudo, sem educação não conseguiremos chegar a lugar nenhum. Com a ajuda do secretário Maneschy e da professora Edilza conseguimos trazer o curso. Agradeço ao Governo do Estado e a toda a equipe da nossa gestão”, finalizou a prefeita.

O curso de Engenharia Civil em Rio Maria está previsto no edital do Forma Pará/Unifesspa. As inscrições no processo seletivo seguem até o dia 16 de novembro e a prova será realizada no município no dia 05 de dezembro. O edital está disponível AQUI.