Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

"Forma Pará" publica editais com a oferta de mais 910 vagas em 19 municípios

Alunos de escola pública pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro de 2021

Por Fernanda Graim (SECTET)
04/11/2021 11h51

Foram publicados, na noite da última quarta-feira (3) e na manhã desta quinta-feira (4), os editais para preenchimento de mais 910 vagas de cursos superiores ofertados pelo Forma Pará em 19 municípios paraenses. Programa do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará conta com a parceria das Prefeituras Municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas para ser realizado.

Os referidos editais dizem respeito aos cursos que serão executados  pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Para ter acesso aos documentos completos e se inscreverem para realização da prova do processo seletivo especial, os interessados devem acessar o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que organiza o processo.

Os candidatos às vagas dos cursos a serem executados pela Unifesspa devem se inscrever até o dia 16 de novembro. Já aqueles interessados nas vagas da Uepa terão o período de 8 a 18 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 em ambos os casos.  Alunos de escola pública pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro de 2021, mesmo período em que devem ser feitos os pedidos de atendimento especial.

Unifesspa

Por meio da Unifesspa, a chamada 2021 do Forma Pará oferta 410 vagas dos seguintes cursos em nove municípios: Zootecnia, 40 vagas, em Piçarra; Geologia, 40 vagas, em Ourilândia do Norte; Medicina Veterinária, 40 vagas, em Tucumã; Engenharia Mecânica, 40 vagas, em Tailândia; Matemática, em Abel Figueiredo, Cumaru do Norte e Santa Maria das Barreiras (50 vagas em cada); e Engenharia Civil, em Rio Maria e Eldorado dos Carajás (50 vagas em cada).

Uepa

Já pela Uepa, o Programa oferta 450 vagas (50 em cada) em outros nove municípios: Tecnólogo em   Gastronomia, em Belém/Mosqueiro; Engenharia Civil, em Bragança; Engenharia de Produção, em Acará; Engenharia de Software, em Baião; Bacharelado em Enfermagem, em Goianésia e Mocajuba;  Licenciatura em Educação Física, em Tracuateua; Licenciatura em Ciências Biológicas, em Bagre; Licenciatura em Geografia, em Muaná; e Licenciatura Intercultural Indígena, 50 vagas, em Parauapebas (Terra Indígena).

Neste último caso, as solicitações de inscrições dos candidatos indígenas à turma Xikrin do Cateté serão realizadas exclusivamente via Internet, no período de 05 a 15 de novembro de 2021, por meio do endereço http://www3.uepa.br/indigena.

Ufra e Ufopa

O Forma Pará também está com inscrições abertas, até o dia 16 de novembro, para o preenchimento de 190 vagas de cursos a serem executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Por meio da Ufra serão ofertados os cursos: Sistemas de Informação, 50 vagas, em Belém/Icoaraci; Ciências Contábeis, 50 vagas, em Salvaterra; e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, 50 vagas, em Santa Cruz do Arari. E pela Ufopa, o curso de Gestão Pública  e Desenvolvimento Regional, 40 vagas, em Alenquer.

 

Próximos editais
Até a próxima segunda-feira (8) está prevista a publicação dos editais referentes aos cursos ofertados por meio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). Assim como aquele relativo ao curso de Direito da Terra (Unifesspa), em Itupiranga.  A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 05 de dezembro de 2021, simultaneamente, em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

Serviço
Os editais estarão disponíveis em https://portalfadesp.org.br/?page_id=316 , exceto o da UFPA que será publicado no site do Centro de Processos Seletivos (https://www.ceps.ufpa.br/).