Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Ação do Outubro Rosa da Seaster incentiva a alimentação saudável e cuidados com a saúde

Secretaria prmoveu uma palestra e momentos de partilhas entre as servidoras e técnicas sobre a importância de se manter os cuidados com a saúde 

Por Camila Santos (SEASTER)
27/10/2021 14h15

Na manhã desta quarta-feira, 27, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou um evento alusivo ao Outubro Rosa - Mês de Prevenção ao Câncer de Mama, com uma palestra e momentos de partilhas entre as servidoras, técnicas e trabalhadoras da secretaria, que puderam aprender e relembrar sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

Segundo a coordenadora Rosana Belo, "o evento trata da prevenção e dos cuidados que as mulheres precisam ter com a saúde feminina e da importância de aliar a questão da alimentação saudável neste processo. Por isso, incentivamos a participação das nossas nutricionistas, profissionais que prestaram atendimento até o término da ação". 

Lis Rodrigues é estudante do curso de enfermagem na Universidade do Estado do Pará. Ela participou do momento como palestrante e destacou a importância da troca de informações em espaços de trabalho, em especial os assuntos que envolvem campanhas de prevenção. 

"O movimento feito hoje é muito importante para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa é um evento internacional que chama a atenção para essa prevenção. Por conta das demandas do trabalho diário, as mulheres acabam não se cuidando como deveriam, então esses encontros lembram e também ajudam para que elas se tornem multiplicadoras ao repassar essas informações aos seus familiares e amigos. Há grandes chances de cura quando a doença é diagnosticada no seu período inicial, então esse evento é importante para alertar e reforçar a relevância do autoexame e da manutenção de consultas regulares nos serviços de saúde", afimou a coordenadora. 

PREVENÇÃO

A Seaster, através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), promove ações de orientação nutricional durante todo o ano, como medida de incentivo à prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade, além de discutir e propor estratégias de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional.

As ações de orientação nutricional reforçam a não inserção das pessoas em uma zona de insegurança alimentar, atribuindo  orientações de como aproveitar o que elas consomem em seu dia a dia, de acordo com suas realidades, diminuindo, assim, os índices de pessoas que não possuem uma alimentação digna, de qualidade e em quantidade suficiente.