Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"FORMA PARÁ"

Em Tucuruí, graduandos de História e Turismo celebram o Programa

Cursos superiores ofertados pelo "Forma Pará" atendem à vocação econômica de cada região paraense

Por Fernanda Graim (SECTET)
27/10/2021 10h28

A tarde da última terça-feira (26) foi de comemoração e agradecimentos em Tucuruí. Alunos dos cursos de História e Geografia da chamada 2019 do Forma Pará e a equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que coordena o programa do Governo do Estado, reuniram-se no campus local da Universidade Federal do Pará (UFPA) para um momento de celebração.

Graduando do curso de História compartilha vivênciaEstiveram na mesa de abertura o titular e a adjunta da Sectet, Carlos Maneschy e Edilza Fontes; o prefeito do município, Alexandre Siqueira; a secretária municipal de Educação, Irene Rodrigues; o coordenador do campus da UFPA em Tucuruí, Wassim El Banna; o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia da UFPA, Aarão de Lima Neto; e o diretor do Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí (Tecnolago), André Mesquita. A cerimônia também teve a presença de professores universitários, secretários municipais e vereadores locais.

O aluno do curso de História, Michael Douglas, aproveitou o momento para relatar, em nome da turma, toda a gratidão pela existência do Forma Pará. 

"A nossa turma é o retrato da nossa sociedade. Nela estão inseridas todas as realidades, principalmente pessoas de uma situação mais humilde que não teriam condições de fazer uma graduação  e o Forma Pará traz essa oportunidade", ressaltou.

Ele contou ainda que poder cursar História em uma universidade pública federal é a realização de um sonho para alguém como ele, que sempre quis ser professor.

Realização 

Emocionada, a adjunta da Sectet e gestora do Forma Pará, Edilza Fontes, lembrou que realizar os sonhos de tantos jovens e adultos por meio do Programa só é possível devido às parcerias firmadas entre Governo do Estado, Prefeituras Municipais e Instituições de Ensino Superior (IES).

Ela explicou que o Forma Pará tem o objetivo de levar educação superior aos moradores dos municípios e distritos que não possuem campi de IES públicas ou que tenham, mas não haja a oferta para determinado curso que seja importante para a região.

A adjunta destacou que os cursos ofertados pelo programa atendem à vocação econômica de cada região. "Tucuruí tem uma história rica que precisa ser estudada e contada, assim como o turismo pode desenvolver o município e seu entorno", enfatizou.

Por sua vez, o prefeito Alexandre Siqueira ratificou o compromisso da administração local em garantir a parceria com o Forma Pará e assumiu o compromisso de trabalhar pela expansão da educação e do conhecimento no município, gerando desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

"Tucuruí tem tudo para se consolidar como polo educacional e o vamos fazer que pudermos para acelerar esse processo. Seremos um polo gerador de renda e formação de grandes profissionais", afirmou.


Valores

Para o titular da Sectet, essa mudança na qualidade vida das pessoas e o consequente desenvolvimento da região são fundamentais. Maneschy enfatizou ainda o aspecto democrático das universidades. "Este é um lugar para qualquer um que tem direito a vir e transformar sua vida pra melhor",  frisou.

O secretário acrescentou ainda que a universidade deve ser um lugar de respeito e combate ao ódio, tão presente em algumas relações atuais. "A história da universidade é essa, receber pessoas de qualquer lugar, ter tolerância e respeito à diversidade. Não há lugar pra quem quer viver o preconceito, o ódio e a discriminação", pontuou. Carlos Maneschy enumerou ainda os valores que devem estar presentes na vida acadêmica dos estudantes: humildade, empatia, ética e amor. 

O titular da Sectet revelou a relação afetiva que possui com o município, onde moraram muitos de seus familiares. Além disso, enquanto reitor da UFPA, foi ele o responsável por consolidar o campus local da universidade.

Ao idealizar o "Forma Pará" e apresentar ao então candidato Helder Barbalho, Maneschy garantiu que um compromisso de campanha se transformasse em um dos principais programas do atual governo. No último dia 8 de outubro, o Forma passou de programa de governo a programa de Estado com a publicação da Lei 9.324/21, o que garante sua continuidade ao longo do tempo. Até 2022, o programa irá ofertar mais de 5 mil vagas de cursos de nível superior em todo o estado, superando a meta inicial de 4 mil.

Visitas 

Durante a permanência no município, o titular da Secretaria ainda visitou a casa de passagem de professores da UFPA, a qual precisa de melhorias que serão proporcionadas pela Sectet, pois também será um lugar que vai abrigar os professores do Forma Pará na região. 

Maneschy esteve ainda no Tecnolago, primeiro parque tecnológico da região, o qual também conta com investimentos da Sectet, proporcionando o estímulo à ciência, tecnologia e inovação.