Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Trabalho de campo da Adepará ganha o reforço de 25 caminhonetes

Governo do Estado vem investindo na renovação da frota da Agência de Defesa, a fim de fortalecer a produção agropecuária

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
26/10/2021 22h25

As ações e a fiscalização agropecuária ganharam novos investimentos, na noite desta terça-feira (26), com a entrega de 25 caminhonetes para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará). A entrega ocorreu no município de Paragominas, no Sudeste do Pará, pelo governador Helder Barbalho, durante a Feira Agropecuária, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins.

“É muito importante que possamos fortalecer a nossa Agência de Defesa, para que assim possamos, cada vez mais, agregar qualidade e referência ao produto agro paraense, que já é referência para o Brasil e para outros países. Esse investimento é mais uma forma de contribuir para fortalecer a pujança do nosso Estado do Pará, que deve se orgulhar de ser agro; para fortalecer este setor que continua sendo das mais importantes vocações econômicas, e que dá muito orgulho a todos os paraenses", destacou o governador Helder Barbalho, durante a entrega das novas viaturas aos gerentes regionais da Agência de Defesa.Governador Helder Barbalho durante a entrega de um dos veículos na Agropec, em Paragominas

O governador também se reuniu com produtores locais, quando destacou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Pará. "O agro tem sido responsável para que a economia do Brasil, e particularmente do Pará, possa ser cada vez mais pujante. O Governo do Pará se associa aos produtores rurais, sejam de animais ou vegetais, de maior escala ou os produtores familiares, na construção de um setor cada vez mais forte e referência, para que continue gerando empregos e renda para nossa população", afirmou Helder Barbalho.

As 25 Pickups 4x4 serão destinadas a 22 municípios paraenses. A ação faz parte da reestruturação da frota da Agência, que terá 105 viaturas novas exclusivamente para atividades de campo, sendo 90 veículos modelo Pickup 4x4 e 15 modelo Duster.

Distribuição - Nesta etapa, receberam as caminhonetes os seguintes municípios: Abaetetuba, uma; Breves, uma; Capanema, uma; Garrafão do Norte, uma; Castanhal, uma; Inhangapi, uma; Santa Izabel do Pará, uma; Marabá (Vila Cruzeiro do Sul), uma; Paragominas, uma; Ulianópolis, uma; Conceição do Araguaia, uma; Rondon do Pará, uma; Dom Eliseu, uma; Mojuí dos Campos, uma; São Geraldo do Araguaia, duas; São Domingos do Araguaia, uma; Salvaterra, uma; Água Azul do Norte, uma; Rio Maria, uma; Novo Repartimento, uma; Goianésia do Pará, uma, e Novo Progresso, duas, além de uma para a Diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal.As novas viaturas foram entregues aos gerentes regionais da Agência de Defesa Agropecuária

As novas viaturas vão auxiliar e reforçar as ações e a fiscalização agropecuária nos municípios contemplados. O primeiro lote de veículos foi entregue em setembro, e a previsão é que até março de 2022 a renovação da frota esteja completa.

“É muito importante este evento do Governo do Pará junto ao evento maior da cidade, que é a Agropec. O governador Helder Barbalho, vindo ao nosso município e trazendo essa nova comitiva de prefeitos, vereadores de outros municípios aqui da região, compartilhando esse momento de engrandecimento. O governador que tem um olhar muito focado nessa região, principalmente em Paragominas, o que nos deixa extremamente feliz e agradecido por esse momento”, disse o prefeito de Paragominas, João Lucídio Lobato.

Qualidade – A Adepará é uma autarquia que tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará.

O investimento na frota vai facilitar diversas atividades, entre as quais a fiscalização de propriedade rural, contagem de rebanho, vacinação assistida de trânsito agropecuário, vigilância agropecuária e inspeção de produtos de origem animal e vegetal.As caminhonetes, de dois modelos, serão essenciais às ações realizadas pelas equipes da Adepará

“Portanto, com esse aporte de investimento para essas viaturas, nossos servidores terão mais infraestrutura de mobilidade para chegar até as propriedades mais distantes e atender aos produtores rurais. Com a efetivação de mais atividades de campo, conseguimos garantir uma defesa agropecuária mais forte e uma agroprodução livres de pragas e com sua sanidade preservada”, garantiu o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.

Jamir Paraguassu Macedo, presidente da AdeparáAs ações periódicas de fiscalização, fixa e móvel, são relevantes para manter a regularização dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. É uma forma de garantir alimentos de qualidade ao consumidor e fomentar o crescimento agropecuário, incentivando grandes produtores de grãos, carnes, leite, ovos e pescado.

Objetivos da ONU - A Agência também alinha suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam garantir segurança alimentar e melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável.

A melhor estruturação da Agência tem reflexos diretos na sociedade, já que a Adepará mantém compromissos nas áreas meio e finalística, fazendo com que a defesa agropecuária não tenha prejuízos na produção agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças.

A meta da atual gestão é ser referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários para a preservação do meio ambiente e a competitividade do agronegócio paraense.

Produção - Hoje, o Pará é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta-do-reino, além de se destacar na produção de limão, banana e coco, ocupando, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugares no ranking nacional. Outros setores importantes são avicultura, apicultura, florestas plantadas e produção de grãos.

Na pecuária, o Pará ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com um rebanho de aproximadamente 22 milhões de cabeças (dados do IBGE, 2017), incluindo o rebanho bubalino, com quase 513 mil cabeças, o maior do País, concentrado principalmente no Arquipélago do Marajó. O Pará também conta com a Certificação Internacional de Área Livre de Aftosa com vacinação.

Serviço: Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:

- Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

- Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

- Registro Artesanal da Adepará

- Serviço de Inspeção Federal (SIF)

- Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)