Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"OUTUBRO ROSA"

Hospital Regional da Transamazônica irá ofertar 210 mamografias

Pacientes podem realizar agendamento do exame pela central de regulação dos municípios da Região do Xingu

Por Luana Laboissiere (SECOM)
26/10/2021 11h18

A Campanha Outubro Rosa é realizada anualmente para chamar a atenção para a prevenção e tratamento contra o câncer de mama. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 novos casos da doença.

Atenta a esta demanda, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) está ofertando 210 exames extras de mamografia no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira. Por mês, a unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, já realiza regularmente 126 mamografias.

De acordo com Luciane Madruga, diretora assistencial do HRPT, as pacientes que realizarem o exame na unidade e apresentarem alguma alteração no resultado, serão encaminhadas para consulta com o médico mastologista, que avaliará o resultado e dará as orientações necessárias para cada caso.

“O Outubro Rosa já é uma das nossas principais ações e, anualmente, nós reforçamos a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Nós vestimos a camisa da campanha, realizamos palestras, entregamos panfletos informativos e ofertando exames extras para a população”, ressalta a diretora.

 

Agendamentos

Segundo o Inca, a mamografia é o único exame que possui eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. O diagnóstico precoce eleva as chances de cura de até 95% dos casos.

O agendamento para a realização dos exames de mamografia no Hospital Regional da Transamazônica será realizado mediante solicitação à Central de Regulação de cada município da região do Xingu.

 

Ações internas

Durante todo o mês de outubro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) está realizando atividades de educação em saúde com orientações e distribuição de material educativo para as colaboradoras da unidade. As profissionais com idades entre 50 e 69 anos estão realizando o agendamento do exame de mama.

“As nossas ações foram criadas para conscientizar os pacientes, acompanhantes e nossas próprias colaboradoras sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama”, afirma Débora Santos, enfermeira do Trabalho.

 

"Outubro Sempre rosa"

Exame de mamografia realizado no Hospital Regional Público da TransamazônicaA campanha “Outubro Sempre Rosa” da Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão do Hospital Regional Público da Transamazônica, reforça a importância da prevenção e atenção aos cuidados com as mamas durante todo o ano.

Neste ano, a entidade lançou ainda um e-book gratuito sobre câncer de mama, que oferece informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e no mundo, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Para fazer o download, acesse: https://bit.ly/3mx5F0K

O HRPT é reconhecido nacionalmente como um dos melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Texto: Karine Sued/ Ascom HRPT