Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Famílias são beneficiadas durante ação cidadania em Santarém Novo

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
24/10/2021 17h13

Somente agora, aos 18 anos, Joana Ferreira teve acesso à 1ª via do RG. O serviço foi possível devido à ação integrada do governo do Estado, por meio do programa “Cidadania por todo o Pará”, que após estar em Salinópolis, se deslocou até o município de Santarém Novo e possibilitou a emissão do documento e diversos atendimentos gratuitos à população na Escola Estadual Rosa Carrera.

Joana Ferreira Segundo Joana, a comunidade onde ela mora não dispõe do serviço, mas que neste domingo (24) conseguiu ser atendida rapidamente e voltar para casa com o RG nas mãos. “Todo lugar exige documento e eu sempre tinha que andar com a minha certidão de nascimento para todos os cantos. Levava na pasta e tinha que ter cuidado para não estragar, agora o RG cabe na bolsa”, relata. 

Saúde - Ainda durante a programação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ofereceu testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C; palestras sobre saúde bucal; consultas médicas com especialistas nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria. 

Outro benefício foi a emissão de passe livre e cadastro para recebimento de cadeira de rodas para pessoas com deficiência, que assim que soube da iniciativa, o casal Raimunda Paixão e seu Francisco Ribeiro, pediram ajuda de amigos para transportar o filho Luciano, de 12 anos, para receber gratuitamente o equipamento. 

“É a primeira cadeira de rodas dele. Nunca tivemos condições de comprar uma. Sempre carregamos ele no colo e quando a gente precisava ir pra outro lugar, a gente usava carrinho de mão. A gente não esperava receber assim, foi uma surpresa e um presente que vai mudar nossas vidas com certeza”, agradeceu a dona de casa. 

O programa estadual, executado pela Fundação ParáPaz, está fazendo uma série de ações por alguns municípios do nordeste paraense e conta com a parceria da Defensoria Pública, Secretaria de Educação, Prodepa e Polícia Civil. Já passou por Maracanã, Santa Maria do Pará, São João de Pirabas, Salinópolis, Santarém Novo, na manhã de hoje, e finaliza os atendimentos em Vigia de Nazaré, na terça-feira (26).