Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Adepará apreende carga irregular com 30 toneladas de polpa de açaí 

Mercadoria não possuía registro nem nota fiscal

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
24/10/2021 11h24

Uma carga com 30 toneladas de polpa de açaí popular, sem nota fiscal e registro do produto, foi apreendida ao final da tarde do sábado (23), por agentes fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), no posto de fiscalização Agropecuária (PFA) Itinga, localizado na divisa com o estado do Maranhão.

A carga oriunda do estado do Amapá, foi avaliada pelos agentes fiscais da Agência de Defesa, que constaram a irregularidade durante fiscalização de rotina na área de divisa com o Pará. Comprovada a irregularidade da carga, os agentes elaboraram o termo de fiscalização e deram retorno à sua origem. 

As fiscalizações fixas e móveis são de extrema importância para manter a regularização sanitária e a rastreabilidade dos produtos que transitam no território paraense. Assim, o objetivo dessa e outras ações de fiscalização é garantir ao consumidor a oferta de produtos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco a saúde pública. "Sempre orientamos que o consumidor tenha conhecimento da origem do produto, para que saibamos se ele foi produzido, transportado e acondicionado de acordo com as normas sanitárias, pois essas condições influenciam diretamente na qualidade do produto final. E, o que garante todo esse processo, desde a origem até o compra do produto, é justamente a certificação conferida pelos selos dos órgãos competentes”, explica o médico veterinário, Dr. Jamir Macedo, diretor geral da Agência de Defesa.

Qualidade - Para ter garantia de que um produto foi fabricado em um estabelecimento registrado e em boas condições de higiene e conservação, o consumidor deve conferir os selos de inspeção impressos no rótulo das embalagens, são eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da ADEPARA
-Produto Artesanal da ADEPARA
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI)

Serviço: A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais e os telefones da sede são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264.