Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Seduc orienta sobre prevenção ao câncer de mama comunidades de 22 escolas

Diversos serviços foram ofertados, com o apoio da iniciativa privada, incluindo palestras e demonstrações de autoexame

Por Governo do Pará (SECOM)
23/10/2021 16h29

Informar, orientar e conscientizar é o caminho para que mulheres saibam como cuidar da saúdeA Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou neste sábado (23), na Escola Estadual Raymundo Martins Vianna, em Belém, diversas atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A programação foi direcionada à comunidade escolar dos 22 espaços de aprendizagem sob a jurisdição da 10ª Unidade Seduc na Escola (USE).

Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços aos participantes, como corte de cabelo e design de sobrancelhas; orientação jurídica; palestra sobre o autoexame de mama e cuidados preventivos para evitar o câncer do colo do útero; aferição de pressão arterial; palestra sobre cuidados com a alimentação e oficinas de danças fitness e regionais.Corte de cabelo foi um dos serviços oferecidos durante a programação

Diversas instituições privadas apoiaram a iniciativa, ofertando 35 prêmios sorteados aos presentes, como um voucher para sete dias grátis de academia; uma sessão de depilação a laser; uma sessão de design de sobrancelha e maquiagem; um dia de salão (hidratação de cabelo, escova, manicure e pedicure); uma cesta básica e uma consulta dentária.

Informações - De acordo com a gestora da 10ª USE, Ione Silva, o objetivo principal da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama. “Se a gente continuar realizando ações e palestras, informando corretamente sobre a importância do autoexame, o número de acometidos pela doença vai diminuir e as pessoas vão ficar cada vez mais conscientes. Estou muito feliz com o engajamento de toda a equipe, pela ajuda dos parceiros e, principalmente, por ver a comunidade escolar e a população em geral participando das nossas atividades”, frisou a gestora.Equipe que ajudou a promover o evento alusivo ao 'Outubro Rosa'

A moradora do bairro Parque Verde, Rosiane Silva, contou que foi avisada da ação e falou para as amigas e vizinhas. “Os serviços oferecidos aqui são muito interessantes e beneficiam bastante as mulheres. Vim em busca de esclarecimento jurídico para minha mãe. Fomos muito bem atendidas, tiramos nossas dúvidas e, portanto, considero esta iniciativa da 10ª USE maravilhosa, e espero que ocorra mais vezes”, informou.

Orientação - De acordo com a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PA), Hallessa Pimentel, é muito importante que a sociedade, especialmente a mulher, fique atenta sobre tudo que seja relacionado ao diagnóstico, tratamento precoce e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, os quais estão entre os principais tipos de câncer que mais acometem as mulheres.Serviço de saúde oferecido na Escola Estadual Raymundo Martins Vianna

“A 10ª USE está de parabéns pela realização desta atividade, e nós, enquanto Coren/PA, estamos agradecidos pela oportunidade de alertar a população sobre esta doença e divulgar também o nosso trabalho. Hoje, nós trouxemos até a Escola Estadual Raymundo Vianna uma equipe que está realizando aferição de pressão e a simulação realística de como as mulheres podem detectar o câncer de mama”, disse a representante do Conselho.

Hallessa Pimentel ainda ressaltou que é fundamental a participação da comunidade escolar e da população nas palestras sobre a doença. “É importante destacar que, com esta iniciativa de hoje, a Seduc está fazendo um belíssimo trabalho de responsabilidade social, de tal sorte que nós estamos envolvidos nesse processo, como atores que ajudam a propagar informações corretas e seguras”, acrescentou.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc