Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Em Pirabas, ação integrada do Estado atende a população com serviços gratuitos

Maior procura na ação foi por emissão do documento de identidade

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
18/10/2021 17h54

Servidores da Fundação ParáPaz no preenchimento do RGApós já ter passado pelo Município de Maracanã e Santa Maria do Pará, o “Cidadania por Todo o Pará”, programa do governo do Estado, está instalado no município de São João de Pirabas, onde concluiu, nesta segunda-feira (18), o primeiro dia de atendimentos à comunidade na Escola Prof. Francisco da Silva Nunes. 

A pescadora Rosi Nelma da Silva, de 29 anos, casou novamente e precisava atualizar a cédula de identidade para o nome de casada.

Rosi Nelma, seu esposo Diego e a filha Paula Vívian"Minha filha de 14 anos, Paula Vivian, não tinha o documento e também precisava porque na escola sempre pedem, e meu esposo estava com o RG muito antigo e com a foto escura, ou seja, a família toda tinha necessidades, mas a gente não sabia como resolver sem ter algum custo. Como éramos três pessoas e duas precisavam pagar pela 2ª via, sempre acabamos deixando pra depois pra não gastar dinheiro. E quando soubemos que o governo ia estar aqui, nos preparamos e não poderíamos voltar pra casa mais felizes”, disse. 

A emissão do documento de identidade é um dos serviços mais procurados durante todas as ações. Somente hoje, foram emitidas 300 cédulas, entre 1ª e demais vias. Na terça-feira (19), a Polícia Civil disponibilizará mais 300 documentos. As senhas são entregues um pouco antes do início da ação e são limitadas. 

O “Balcão da Juventude”, projeto que orienta, auxilia e consegue realizar emissões de 2ª via de documentos através da internet, somou 80 atendimentos nesta manhã. Muitas pessoas necessitam da carteira de trabalho digital, 2ª via do CPF, 2ª via do cartão SUS, entre outros, e não sabem como ter acesso. O projeto, então, facilita para os moradores, que saem satisfeitos, como destacou Deuzimar Soares, de 44 anos. 

“Trabalho como marisqueira e precisava trocar a carteira de trabalho que já tava muito velha e não sei quando vou ter essa oportunidade de novo. Renovei meu SUS também e saindo daqui vou procurar um médico pra fazer consulta de rotina. Amanhã eu volto pra tirar minha identidade”. 

Saúde - Os atendimentos na área da saúde também integram a ação ofertando consultas médicas, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C, palestra de saúde bucal e outros. O governo do Estado, através da Coordenação da pessoa com deficiência (Ceped), tem garantido o cadastro para órtese, prótese e passe livre intermunicipal e, ainda, a entrega gratuita de cadeiras de rodas, que para ser contemplado basta ir até a ação. Até hoje, cerca de 3 mil atendimentos já foram realizados durante as ações itinerantes pelo Pará, beneficiando milhares de pessoas, como a dona Aldenora Oliveira, que foi atrás da cadeira para a filha e conseguiu. 

“Fiquei muito feliz porque não esperava essa facilidade. A cadeira da minha filha já tá muito enferrujada e que tempo eu tô atrás de uma pra ela, mas não tinha dinheiro pra comprar uma nova. Realmente foi um presente pra gente”, comemorou a agricultora. 

Empoderamento - O projeto atendeu 42 mulheres e contou com a participação da deputada estadual Paula Gomes, que agradeceu a parceria do governo do Pará e ressaltou o quanto é importante a atenção dedicada às mulheres. “É importante empoderar  as mulheres com conhecimento, com orientação. Nada melhor que uma mulher ajudando outra mulher. Essa troca renova, fortalece e a nossa voz pode ajudar muita gente”. 

Serviço - Na terça-feira (19), a Fundação ParáPaz, juntamente com outros órgãos estaduais, continuará na Escola Prof. Francisco da Silva Nunes, em São João de Pirabas, ofertando divertia serviços gratuitos à população, de 8h às 14h.