Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NESTA SEXTA-FEIRA

IEEP recebe últimos ajustes antes de ser inaugurado pelo Governo do Pará

Em 150 anos, é a primeira vez que a instituição passa por uma revitalização completa

Por Evaldo Júnior (SECOM)
15/10/2021 08h43

Quem passa pela Rua Gama Abreu , na esquina das Avenidas Presidente Vargas e Serzedelo Corrêa, no bairro da Campina, em Belém, já percebe a mudança na paisagem da região. O prédio histórico do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), uma das mais tradicionais instituições de ensino do Pará, recebe os últimos ajustes para sua inauguração, na tarde desta sexta-feira (15), data que se comemora  o dia dos professores.

A fachada imponente do prédio histórico foi totalmente revitalizada. Um cenário bem diferente de quando a obra começou,  em fevereiro deste ano, como conta o técnico em informática, Gabriel Leal.

"Quando eu passava aqui para ir ao trabalho, via que as janelas estavam quebradas e portas também, quem passava aqui pela frente via o estado, a decadência que estava o prédio. Era triste ver a situação, porque é um prédio que tem história e é um local de ensino para muitas pessoas. A fachada está linda. Tem um pessoal que trabalha aqui perto e eu estava conversando com eles e falaram que estava precisando dessa reforma, pois é uma inspiração a mais para os  alunos e para quem trabalha, isso renova a vontade realmente de vir estudar e trabalhar", ressaltou Gabriel. 

Do lado de dentro, as duas bibliotecas recebem os últimos ajustes: uma será utilizada como núcleo de memória e outra será utilizada como biblioteca escolar que vai ser aberta para os estudantes. No núcleo de memória ficará o acervo digitalizado da escola, livros históricos que são centenários e documentos históricos. Para isso, foi feita a higienização dos livros e documentos que se encontravam em condições precárias e havia necessidade da higienização para preservar. Com isso, pesquisadores poderão ter acesso ao núcleo de memória e serão acompanhados por um funcionário. Os livros foram catalogados e divididos por ano e o manuseio será feito com luvas e máscaras. A biblioteca escolar e o núcleo de memória ficarão no prédio histórico, e a ideia principal foi poder colocar a biblioteca escolar ao lado do Núcleo de Memória para que os alunos pudessem frequentar e entender o espaço em que estão convivendo.  

A entrega do novo local à população é um marco para educação paraense, como ressaltou a secretária de Educação do Pará, Elieth de Fátima Braga.

"O IEEP é o resgate de um patrimônio histórico. Ele também é a materialização da importância que este Governo dá para a educação. A unidade abriga duas estruturas: uma é a parte nova, com capacidade para 930 alunos, e a parte histórica que foi totalmente estruturada e que vai abrigar o centro de formação de professores, assim como também o memorial da educação do Estado do Pará. Lá vamos ter o registro da educação em nosso Estado, a onde temos o núcleo de documentação histórica. E hoje à noite nós vamos apresentar tudo isso à população paraense”, enfatizou a secretária.

Regina Pantoja, secretária-adjunta de Estado de Educação, enfatiza que a obra é de grande relevância para a comunidade escolar e, também, é um reflexo do quanto o Governo do Pará está empenhado para fornecer educação de qualidade em todo o estado.

"A obra do Instituto de Educação do Estado do Pará é de extrema relevância para esse momento que estamos vivendo. É uma entrega de um prédio totalmente reconstruído, é um espaço aberto para a aprendizagem e eu acredito que a comunidade estudantil ficará muito feliz em receber tudo isto”, disse. 

Expectativa


A reforma do IEEP está sendo finalizada e a entrega será realizada nesta sexta (15). No momento, está sendo finalizada a limpeza do local e estão sendo colocados os móveis nas salas de aulas. Na próxima segunda-feira (18) ocorrerá o retorno das aulas presenciais no IEEP e a previsão é que os alunos se sintam mais confortáveis com o novo ambiente que irão encontrar.

Cerca de 110 profissionais trabalharam na troca do piso, manutenção e revisão de toda a cobertura, quadra poliesportiva, instalação de equipamentos para combate a incêndio, substituição dos aparelhos de ar-condicionado, paisagismo e revitalização da pintura externa e interna dos blocos. O Instituto recebeu melhorias em toda a rede elétrica, pisos de ladrilho e madeira, revisão geral do forro, nova pintura da fachada e áreas interiores, restauração de pinturas artísticas nas entradas de circulação, além de outras intervenções. O espaço também foi contemplado com um moderno projeto de iluminação artística na fachada.

Nesta sexta-feira (15), às 18 horas, o governador do Estado, Helder Barbalho, e a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, entregam a obra de restauração do prédio . Essa é a 78° unidade de educação entregue nova ou reconstruída pelo Governo Estadual desde o início da atual gestão, em 2019. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).