Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Militares de várias regiões do Pará conhecem estrutura dos Centros Integrados

A turma, com mais de 30 alunos, esteve nas dependências do prédio, vendo equipamentos e o funcionamento dos novos espaços

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/10/2021 23h45

Mais de 30 alunos do I Curso de Ações de Radiopatrulhamento (CARP) realizaram uma visita guiada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e Centro Integrado de Operações (CIO), em Belém, que em breve serão entregues pelo governo do Estado. Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura predial, tecnológica e o funcionamento. A visita ocorreu nesta quinta-feira (14), e contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Os soldados e cabos foram escolhidos por atuarem direta e diariamente nas ruas, sendo, muitas vezes, o elo entre a sociedade e o acionamento que deve ser realizado para o atendimento de ocorrências. A carga-horária total do curso é de 270 horas, o que corresponde a 37 dias. A turma também já esteve no Estado do Piauí, em viagem de estudo, a fim de trocar conhecimentos e experiências.

O curso reúne alunos pertencentes às unidades da capital e do interior paraense, como os municípios de Xinguara, Tomé-Açu, Paragominas e Breves.

Diferencial - Ao apresentar os novos espaços, o titular da Segup ressaltou o papel da integração, que será o diferencial dos Centros. "Aqui a palavra integração vai muito além do papel. A integração ocorrerá de fato. Todas as forças de segurança juntas, em um único espaço, para buscar solucionar, de forma eficaz, sem ruídos e com resolutividade a demanda da população, seja por meio do Centro Integrado de Comando e Controle, seja no monitoramento de uma operação", ressaltou o secretário.

Ualame Machado destacou, ainda, que não há diferenças entre a estrutura encontrada em Belém e nas demais cidades paraenses. "Tudo isso que está vendo aqui existe também no interior, seja câmera de monitoramento, leitura de placa veicular. Em breve, também o reconhecimento fácil e tudo mais, como na cidade de Breves, inaugurado no último mês de agosto", citou o secretário.

O Centro Integrado de Comando e Controle da Segup funciona na Avenida Almirante Barroso, 735, e já passou pelo evento-teste com a Operação Círio 2021, no último final de semana, com avaliação positiva dos resultados. "Essas pessoas trabalham todos os dias, o dia todo em prol do cidadão de bem. Toda essa estrutura vai atuar diretamente nas funções deles, possibilitando maior eficiência no serviço da Polícia Militar do Pará e levando, cada vez mais, a segurança pública com mais qualidade ao povo paraense", reiterou Ualame Machado aos alunos do curso.