Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Estado entrega nova Unidade Agropecuária da Adepará em Breu Branco

Governador Helder Barbalho também investiu no atendimento aos produtores da região, entregando uma caminhonete para o trabalho da defesa agropecuária

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
08/10/2021 19h22

A Regional de Tucuruí conta com nova Unidade Local de Sanidade Agropecuária da Adepará (Ulsa), à qual são ligados seis municípios do sudeste paraense. O governador Helder Barbalho entregou a Unidade na tarde desta sexta-feira (8), junto com uma caminhonete 4x4 para atendimento aos produtores da região.Unidade Local de Sanidade Agropecuária da Adepará atende seis municípios do Sudeste

“Esses investimentos no setor agropecuário, hoje, aqui com essa nova unidade da Adepará e essa nova caminhonete, cooperam para os municípios que, como Breu Branco, têm suas economias baseadas na pecuária, pesca e agricultura. Assim vão contribuir para o melhor atendimento dos produtores da região e fortalecer os trabalhos da Agência de Defesa”, destacou o governador Helder Barbalho.

A caminhonete entregue pelo governo do EstadoLocalizada no centro da cidade, na Avenida Ceará, em frente à Praça da Bíblia, a nova Ulsa oferece melhor estrutura, mais conforto e segurança aos servidores e aos produtores da região. O novo ponto de atendimento da Agência de Defesa em Breu Branco agora conta com ampla sala de atendimento aos produtores, três salas para setores internos, banheiros, copa, garagem e ampla área externa frontal.

Investimentos - A entrega de mais uma caminhonete para o setor agropecuário faz parte da iniciativa de reestruturação da frota da Agência, que vai receber um total de 105 veículos para as atividades de campo, sendo 90 veículos modelo Pickup 4x4 e 15 modelo Duster.

“Com a chegada dessa caminhonete avançaremos muito os trabalhos dos nossos técnicos e veterinários no atendimento aos produtores e pecuaristas das propriedades mais distantes. Já a nova Ulsa agora conta muito mais conforto e segurança para os servidores, e também para o atendimento aos produtores locais. Portanto, essa nova estrutura que também contempla a chegada de novos equipamentos, como computador, mesas e cadeiras, facilitará o cumprimento das metas e dos trabalhos que precisam ser realizados pela de Ulsa Breu Branco”, disse o gerente regional de Tucuruí, Edisley Gonçalves de Macedo.

Agricultura sustentável - A Adepará é uma autarquia que tem como missão planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Pará. A defesa agropecuária atua diretamente na proteção das unidades agrícola e pecuária, evitando a introdução de pragas e doenças, e valorizando a produção agropecuária do Pará, em quantidade e qualidade.

A melhor estruturação das Unidades Regionais e Escritórios Locais da Adepará gera reflexos diretos na segurança alimentar e na qualidade dos produtos que chegam à mesa da população. A Agência de Defesa Agropecuária também vem cumprindo a missão de valorizar o agronegócio paraense, conforme o Plano Plurianual 2022-23 (PPA).Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará

“Esses investimentos do governo na Agência de Defesa e, consequentemente, no nosso setor agropecuário, se refletem diretamente na cadeia produtiva. A melhor estrutura para servidores públicos e produtores rurais proporciona uma defesa agropecuária mais forte, uma agroprodução livre de pragas e sanidade preservada. E, finalmente, essa melhoria na cadeia produtiva chega à mesa dos consumidores paraenses, mas também de outros brasileiros e até estrangeiros, já que nosso Estado tem sua economia baseada no agronegócio, e somos um dos maiores exportadores do Brasil”, ressaltou o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.

Agronegócio - Os cinco principais produtos paraenses exportados são carnes; produtos florestais; chá, mate e especiarias, e pescados. Considerando o desempenho anual acumulado (janeiro-maio de 2021), o agro paraense movimentou US$ 782,41 milhões, registrando um acréscimo de 0,76% em relação ao mesmo período do ano anterior (US$ 776,49milhões). A soja continua sendo o principal de exportação do Estado, atesta um estudo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A carne é o segundo produto que mais contribuiu para o resultado positivo na balança comercial paraense, seguida dos produtos florestais – celulose, madeira e papel; animais vivos (exceto pescado), e os chás, mate e especiarias. Esses produtos correspondem a aproximadamente 94% do valor de exportação apenas no mês de maio.A nova Ulsa oferece mais comodidade a servidores e produtores

Referência - O Pará é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta-do-reino, além de se destacar na produção de limão, banana e coco, ocupando, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugar no ranking nacional. Outros setores importantes são avicultura, apicultura, florestas plantadas e produção de grãos.

Na pecuária, o Pará ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com um rebanho de aproximadamente 22 milhões de cabeças (IBGE, 2017), incluindo o rebanho bubalino, com quase 513 mil cabeças, o maior do País, concentrado principalmente no arquipélago marajoara. O Pará também é conta com a Certificação Internacional de Área Livre de Aftosa com vacinação.