Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Traslado da imagem peregrina foi evento-teste do Centro Integrado de Comando e Controle

Mais de 15 órgãos das esferas federal, estadual e municipal participaram do monitoramento do trajeto entre a Sé, em Belém, e o município de Marituba

Por Aline Saavedra (SECOM)
08/10/2021 15h07

Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), agente monitora o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré até Marituba O novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) tem em sua atuação experimental a Operação Círio 2021. No primeiro dia de funcionamento, nesta sexta-feira, 8, mais de 15 órgãos das esferas estadual, federal e municipal, que desenvolvem ações na Região Metropolitana de Belém, monitoraram do CICC, o percurso do traslado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até Marituba e o seu retorno à Basílica Santuário. 

Conforme planejamento coordenado pela Segup, por meio da Secretaria Adjunta de Operações (Sago) o percurso correspondente a 62 quilômetros, realizado em quatro horas de duração, transcorreu dentro do esperado, sem nenhuma intercorrência. A cada trajeto, 20 câmeras, do total de 210 instaladas na RMB transmitiram em tempo real o caminho percorrido pela imagem conduzida na viatura da Polícia Rodoviária Federal. Com a comunicação via rádio digital, de maneira integrada, os representantes das instituições se comunicaram com o efetivo empregado na operação que estava nas ruas. 

O evento-teste teve avaliação positiva de todos os que participaram do primeiro dia de trabalho, assim como o novo ambiente de trabalho que proporcionou mais eficácia ao desempenho e bem-estar aos profissionais, como descreve o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado. 

Titular da Segup, Ualame Machado: "Tudo dentro do planejado".“A operação em si ocorreu dentro do planejado. Muitos elogios foram recebidos pelos servidores que trabalharam na nova estrutura entregue pelo Governo do Estado, de câmeras, estações de trabalho, do ambiente que realmente possibilita a integração e uma tomada rápida de decisão. O local utilizado hoje para teste foi aprovado e a partir de agora certamente todos os eventos que necessitem de uma atuação integrada dos órgãos serão feitos a partir desta sala”, informou.

No novo CICC, a presença das instituições participantes não será fixa. De acordo com o evento, a composição dos integrantes será reformulada, a exemplo dos eventos do Círio a serem realizados no sábado e no domingo, quando organizações participantes nesta sexta-feira não irão integrar a operação no domingo, conforme explica o titular da Segurança do Pará.

“Uma das grandes importâncias do CICC é que ele se adequa a qualquer operação. Na operação de hoje, por exemplo, havia a PRF, não havia participação do Grupamento Aéreo de Segurança Pública. Já no domingo, haverá uma importante participação do Graesp, que passará a compor e da mesma forma nos outros eventos, a exemplo do Enem, quando nós teremos aqui tanto a concessionária de energia elétrica, quanto a Secretaria de Educação. Então, dependendo do evento, outros órgãos são chamados para participar”, completou Ualame Machado.

OIPERAÇÃO CÍRIO 2021

Centro Integrado de Comando e Controle reuniu, nesta sexta-feira, 8, mais de 15 órgãos das esferas estadual, federal e municipalMais de 1.500 agentes de segurança pública estão empenhados na Operação Círio 2021, entre policiais Civis e Militares, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Saúde do Município de Belém (Sesma), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais de Ananindeua, Belém e Marituba, e outros órgãos.

No domingo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida por uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e fará um sobrevoo por Belém, Ananindeua e no distrito de Icoaraci, após a finalização da missa do Círio na Catedral Metropolitana. Logo após, a aeronave fará o trajeto do Círio até a chegada à Praça Santuário. 

INTERDIÇÃO

De 14h do sábado até às 14h do domingo haverá pontos de interdição para garantir que os fieis não se dirijam até o Colégio Gentil Bittencourt, onde ocorrerá a missa sem público. No domingo (10), também haverá pontos de interdição próximo à Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral Metropolitana.