Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc e SRT debatem sobre bullying em projeto de Segurança e Saúde nas Escolas

A iniciativa foi realizada em quatro escolas da rede estadual e tem como intuito, prevenir e combater esse tipo de violência no ambiente escolar.

Por Governo do Pará (SECOM)
08/10/2021 14h56

Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, realizaram atividades pedagógicas com alunos de quatro escolas da rede pública estadual, em Belém. 

Desde o ano passado, o projeto “Segurança e Saúde nas Escolas” já vinha sendo desenvolvido pela 1ª Unidade Seduc na Escola (USE), com o intuito de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, o acesso às informações de maneira clara e objetiva. Em 2021, o bullying foi a temática escolhida para ser trabalhada com os estudantes, visando a prevenir e combater esse tipo de violência no ambiente escolar.

Uma programação especial foi organizada nas escolas estaduais São Vicente de Paulo, Rosalina Cruz, Santo Afonso e Paulo Fontelles, de forma escalonada. Durante o evento, houve uma palestra sobre “Bullying Escolar", ministrada pela doutora em Ciências da Educação, pesquisadora, conferencista e autora de livros sobre o assunto, Cleo Fante. Também ocorreu a apresentação e premiação dos trabalhos artísticos realizados pelos estudantes, sobre o tema deste ano.

Para a diretora da Escola Estadual São Vicente de Paulo, Rosana Ribeiro, o projeto veio para somar e fazer com que as crianças conheçam, reflitam e fiquem alerta com tudo relacionado ao bullying. “Este é um assunto que eles precisam sempre estar atualizados. Portanto, esperamos que essa iniciativa desenvolva ainda mais nossos alunos e se tornem cada vez mais cidadãos conscientes dos direitos e deveres”, enfatizou a dirigente.

PARCERIA

O chefe da Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho no Pará, Jomar Lima, conta que o projeto surgiu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em parceria com os órgãos de educação daquele município. Após a grande visibilidade que a iniciativa teve, foi proposta a criação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que é celebrado todos os anos em 8 de outubro.

“Há dois anos, esse projeto passou a fazer parte da programação da Fiscalização do Ministério do Trabalho e Previdência, através da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Desde então, a gente vem incluindo mais alunos, algumas participações, outras atividades e percebemos que a iniciativa está tendo o apoio de toda a sociedade e da Seduc. No próximo ano, queremos expandir ao máximo e já vamos traçar uma nova linha de atuação”, afirmou.

“Nós observamos que os profissionais da educação que atuam nas escolas participantes do projeto, estão aptos e preparados para atender justamente esse tipo de demanda, que é o bullying. Muita gente ainda acha que o assunto é complicado de se intervir, mas nós saímos desses locais felizes, por saber que todos os professores, diretores e coordenadores estão atentos a essas questões”, complementou Jomar Lima.


* Texto de Vinícius Leal (Seduc)