Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2021

Segup promove evento-teste no Centro Integrado de Comando e Controle

Durante a festividade religiosa, a Operação também vai acompanhar por videomonitoramento a movimentação nas ruas da Região Metropolitana

Por Governo do Pará (SECOM)
07/10/2021 23h25

A partir desta sexta-feira (08), durante a Operação Círio 2021, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) juntamente com órgãos parceiros, ocorrerá o evento-teste do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a ser utilizado para despacho de ocorrências de urgência e emergência e em grandes eventos na Região Metropolitana de Belém.

O novo CICC será utilizado em grandes eventos, como eleições municipais e majoritárias, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o próprio Círio de Nazaré. O Centro funcionará na antiga sede da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), na Avenida Almirante Barroso.O Centro vai monitorar os traslados da Imagem Peregrina e toda a Operação Círio em Ananindeua, Belém e Marituba

Durante os principais eventos da Operação Círio, as salas de videomonitoramento e de situação serão utilizadas pelos gestores de cada órgão para acompanhar o avanço da programação e coordenar o trabalho das forças de segurança. Mais de 1.500 agentes de segurança pública e de defesa social, do Estado e dos municípios de Ananindeua, Belém e Marituba atuarão desde esta sexta-feira até domingo (10).

Agentes nas ruas - Na sexta-feira, quando ocorrerá pela manhã o traslado da Imagem Peregrina da Basílica Santuário até o município de Marituba, com retorno a Belém, a imprensa poderá visitar e acompanhar o trabalho desenvolvido. O atendimento às equipes de jornalismo ocorrerá às 09 h, pelo secretário da Segup, Ualame Machado.

Na véspera do Círio (09), as equipes estarão nas ruas interditando vias a partir das 14 h, próximo ao Colégio Gentil Bittencourt, para a celebração da missa da trasladação, que deve ocorrer sem público. Neste momento, o videomonitoramento acompanhará o fluxo de veículos e pessoas nas adjacências. A imprensa será atendida no CICC, das 17 às 18 h, pelo secretário de Gestão Operacional da Segup, coronel PM Alexandre Mascarenhas.

No domingo do Círio (10) também haverá interdição das ruas próximas à Praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha, em frente à Catedral Metropolitana, onde ocorrerá, às 7 h, a Missa Solene do Círio de Nazaré. Do CICC, os gestores farão o monitoramento das ocorrências que surgirem, e também supervisionarão o avanço da programação, que constará de sobrevoo com a Imagem Peregrina em hospitais e no trajeto da grande romaria, culminando na celebração eucarística na Basílica Santuário. Neste dia, às 10 h, o atendimento aos jornalistas será conduzido pelo coronel Alexandre Mascarenhas.

Participam da Operação Círio 2021 agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu) de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Saúde do Município de Belém (Sesma), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guardas Municipais de Ananindeua, Belém e Marituba, e outros órgãos.

Texto: André Macedo - Ascom/Segup