Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVISÃO DO TEMPO

Programação do Círio será de pouca chuva e muito calor

Semas divulgou nesta quinta-feira (7), a previsão do tempo de sexta a domingo

Por Bruna Brabo (SEMAS)
07/10/2021 16h02

A população paraense poderá acompanhar a programação do Círio deste ano sem medo de pegar chuva forte. Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), está previsto céu claro ou parcialmente nublado no final de semana. A tradicional chuva da tarde do domingo de Círio, mais uma vez, deve marcar presença, porém em forma de pancadas rápidas e localizadas.

Na manhã de sexta-feira (8), quando está marcado o Traslado rodoviário da imagem peregrina, a previsão é de pouca nebulosidade no céu, com variação para sol entre nuvens. Com o término da romaria previsto para às 12h, a expectativa é de tempo parcialmente nublado, o que pode gerar condições favoráveis para chuvas rápidas e localizadas. Neste dia, a temperatura mínima será em torno de 24°C e a máxima de 34°C.

Para o sábado (9), pela manhã, quando está programada uma pregação na Basílica Santuário seguida da descida do Glória, a previsão é de céu claro com poucas nuvens. À tarde, durante a homenagem da Esquadrilha da Fumaça à Nossa Senhora de Nazaré, uma das novidades na programação deste ano, o tempo deve ficar parcialmente nublado com momentos de céu encoberto, condição que poderá ser suficiente para proporcionar pancadas de chuvas localizadas e rápidas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. As temperaturas irão variar entre 23°C e 33°C.

No domingo (10), dia do Círio, está previsto chuva apenas para a parte da tarde. O sobrevoo da imagem peregrina sobre Belém, programado para às 11h, será feito com nuvens esparsas, variando a parcialmente nublado.

Uma característica comum da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano será o calor, que vai se intensificar à tarde. "Estes dias serão caracterizados por um tempo com nebulosidade bastante variável em função da grande quantidade de umidade atmosférica. Além disso, o período será marcado por tempo muito abafado, devido à predominância de altas temperaturas, principalmente no período da tarde”, afirmou o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho.