Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Benefício do 'Sua Casa' é entregue para 60 famílias de Brejo Grande do Araguaia

A entrega dos recursos do programa habitacional do Estado integrou a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região

Por Michelle Daniel (NGTM)
05/10/2021 23h45

Sessenta famílias do município de Brejo Grande do Araguaia, no Sudeste do Pará, receberam nesta terça-feira (5) benefícios do Programa Sua Casa, executado pelo Governo do Pará. O governador Helder Barbalho entregou os recursos a 60 famílias. O benefício habitacional, concedido por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), oferece auxílio para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra, e assim realizando o sonho de moradia digna para dezenas de pessoas.

Entre os contemplados estava a aposentada Izalda Brandão, que garante ter recebido o benefício na hora certa, para concretizar um sonho antigo. “Minha casa é de tábua, e está quase pra cair. Meu sonho é ter uma casa construída com dois quartos, uma cozinha e um banheiro. E agora vou poder realizar. Não tenho palavras. Pedi a Deus, e ele me deu através do governador. Estou muito feliz”, disse Izalda.

A lavradora Odith Rodrigues foi outra beneficiada. Ela mora em Brejo Grande do Araguaia há 31 anos, e nunca teve condições financeiras para construir a casa de tijolos. “Lutava muito para construir. Agora, é um privilégio grande, porque tenho esse sonho há bastante tempo. Estou muito feliz. Creio que vai sair”, afirmou. “Fico muito agradecida. É a realização de um sonho. E pretendo construir logo para mim e minhas filhas”, contou Silvania da Silva, outra lavradora.

De acordo com Helder Barbalho, o programa beneficia a população de Brejo Grande ao priorizar um dos serviços que as famílias mais precisam. “Temos olhado para os municípios e compreendemos os desafios de cada cidade. São cidades que precisam de ações na área urbana. e também da atenção ao campo. E estamos aqui cuidando das áreas habitacionais, como também da regularização fundiária, viabilizando infraestrutura urbana e garantindo que as estradas vicinais tenham trafegabilidade”, ressaltou o governador, acrescentando que “aqui assumimos o compromisso de poder fazer com que a escola estadual possa ficar pronta, para ampliar o número de vagas para os nossos alunos, além de fazer cada vez mais infraestrutura para melhorar a qualidade de vida do povo de Brejo Grande”.

Alcance do programa - Os investimentos na política habitacional, por meio do "Sua Casa", estão sendo expandidos para todas as regiões. Segundo estimativas da Cohab, o benefício já se estendeu a mais de 70 mil pessoas, no período de 2019 até agosto de 2021, em todo o território paraense.

“É muita alegria. Minha casa hoje é de barro e palha. Com esse benefício, pretendo aumentar a casa. Já moro há uns 18 anos aqui, e como faria a reforma? É a realização de um sonho”, garantiu a moradora Maria Hilda Lima.

Para ser contemplado, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os interessados com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica feita pelo setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem telefonar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.